Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

AKANTHA – Baptism in Psychical Analects (ADVANCED)

Hammerheart Records - Importado

 

O press release da Hammerheart Records foi certeiro na descrição dessa banda. Não há melhor forma de apresentar o AKANTHA a não ser dizendo que a banda toca o mais puro e ortodoxo black metal da velha escola. A sensação de volta ao tempo aqui é tangível e os anos 90 se materializam em chamas e fumaça.

Oriundos da mágica Grécia, esses demônios atacam e destroem tudo ao redor com um black metal totalmente tradicional, com riffs cortantes, uma execução de bateria direta e composições que realmente se destacam. Todas as músicas desse álbum são incríveis em sua rispidez e simplicidade, exatamente aquilo que o black metal nórdico ditou no início dos anos 90. Músicas como “Catharsis from Katara and Anathema” cortam como navalha. A melodia na dose certa cria o ambiente de desolação que o estilo possuia. “The Colossal Crisis of Anax” traz à mente os primeiros trabalhos dos belgas do Enthroned, algo totalmente rápido e cru. “The Monotheistic Pharaoh” foge do senso comum lírico mas se mantém na estrada da mão esquerda, oferencendo uma verdadeira lição de como se fazer black metal sem concessões. A próxima faixa “Heroic” tira o pé do acelerador e impõe algo mais cadenciado, ainda que friamente calculado. Para quem viveu aquele período e foi descobrindo o black metal da segunda geração não vai ficar incólume a essa música. Totalmente neckbreaking…. A crueza contida aqui é avassaladora. Grande música.

“Thesis and Antithesis” traz puro sentimento de dor. Riff incrível. A última faixa do álbum chama-se “Lethargy” e mostra uma influência grande do velho Darkthrone (da fase mais black metal). Grande surpresa helênica. Se você aprecia aquele black metal seco e direto dos anos 90, o AKANTHA é uma banda que você precisa conferir. “Baptism in Psychical Analects” será lançado no dia 18 de Julho próximo.

Data do lançamento: 18/07/2019

Ouça a faixa “Heroic”:

Mostrar mais

Fabio Brayner

Editor do The Old Coffin Spirit zine e um completo metal maniac desde 1985. Ex-membro de bandas como Sanctifier e As the Shadows Fall.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar