Acabei de abrir o álbum da Nodvs Produktion e eu sempre tive curiosidade de ouvir algo do Armagedda. Black Metal ritualístico. É… eu também já curti. São 15 anos desse lançamento. Eis aí a grandiosidade da coisa.
Ond Spiritism é o terceiro e último álbum da banda. Os caras são um dos pilares do underground do Black Metal dos anos 2000. Esse trabalho é algo refinado, é possível provar da evolução da banda. Um elemento eu deve ser desvendado se você ainda não conhece os suecos supracitados.
Vamos ao que interessa: Dedilhados e atmosfera. Algo arrastado e cruel. Esse é o som. É assim desde “Helvetestoner” e passando por “Dopf / Oheligt Vatten. Uma batida constante de evocação ritualística que é guiada por uma voz agonizante que lembra muito o Dead do Mayhem.
Em “Afsked” temos uma batida mais Power e umas guitarras bem ritmadas. Aqui me lembra um pouco o que o Watain faz. A faixa é uma das minhas favoritas. Há uma pegada semelhante ao Darkthrone. Se você curte Darkthrone essa faixa é pra você.
“Endalykt” é muito bem trabalhada e traz uma pegada da segunda geração do Black Metal. Ela se destaca pelo constante entoar de guitarras. Rítmico e os blasts aparecem aqui. Isso amigo, aqueles blasts de Black Metal como você gosta. O som é um hiato. Só ouvindo pra entender a sensação.
“Doden Styr Livet” e “Graavgaardspsalm” contrastam entre elas. Esta última é atmosférica, ritualística, precedida de uma chuva que parece cair do lado de fora da janela. Meio Black Sabbath, em sua introdução histórica. Ela nos prepara para a explosão devastadora de “Afgrundsvisioner” eu é uma das mais extremas do álbum.
“Utfaerd” e seus sinos introdutório trazem leveza e avisam que o rito chegou ao fim. O ciclo se completou. Para nós que ouvimos e para a banda. O reissue é um lembrete, é uma batalha e um lembrete do underground de que esta banda está viva e que o tempo é irrelevante quando algo é dotado de tamanha perfeição.
NOTA: 9/10
Nordvis:
www.nordvis.com
www.facebook.com/nordvis
www.instagram.com/nordvis
www.youtube.com/c/Nordvis