Dark Reflections

ATERRORIZE PAIN – Mais de 800 páginas de histórico Black Death Metal dos anos 80 e 90!

Kléber Varnier, ex baixista da extinta banda brasileira de Death Metal Abhorrence prepara um volumoso compêndio ricamente ilustrado sobre o cenário do Underground Extremo dos anos 80 e 90!

Kleber Varnier, o autor. Foto por: Divulgação

Há cerca de uma década e meia tem surgido no mercado editorial, principalmente no circuito underground, uma enxurrada de valiosos livros que tem por princípio retratar uma época, resgatar materiais raros que ora podiam perder-se no tempo devido a má conservação ou fatores adversos, etc.
São livros ricamente ilustrados, fisicamente bem tratados e graficamente luxuosos, haja vista serem feitos para a posteridade. Serem feitos como referencial histórico e documental para que as gerações futuras saibam as origens, a luta e a persistência dos pioneiros desbravadores do Metal Underground primordial!
Alguns desses livros já são clássicos como o pioneiro ‘’Lords of Chaos: The Bloody Rise of the Satanic Metal Underground’’ de Michael Moynihan e Didrik Søderlind, os livros de Dayal Peterson sobre a cena Black Metal ou sobre a história do Rotting Christ (no prelo), o livro contendo as edições e materiais raros do lendário Slayer Mag de Metalion. No Brasil, a pioneira tese de Edielson J. Groppo ‘’O Movimento Musical Black Metal’’ de 1996, ou o recente lançamento do livro ‘’United Forces – Revirando Arquivos 1986-1991’’ de Marcelo R. Batista, um zineiro pioneiro do Metal no Brasil e por aí vai…a lista é longa já!

Desenho da capa: Rok (Sadistik Execution)

Pois bem, Kleber Varnier, que ficou mundialmente conhecido no underground nos anos 90 por integrar a bem sucedida banda de São José do Rio Preto, resolveu arregaçar as mangas e abrir o rico e enorme baú de correspondências e publicações que guarda desde os anos 80, acumulando um verdadeiro tesouro do Metal Underground e que agora se tornará um volumoso livro.
Kleber Varnier que já havia editado o fanzine Bone Cancer entre 1988 e 89, criou o Aterrorize Pain magazine em 1990 e o editou até o ano 2000. Pelo fanzine passaram os nomes mais importantes da cena Death Metal daquele período mágico, era dourada da cena! Junta-se todo esse arcabouço documental, Kleber Varnier ainda coletou enorme arquivo ao longo dos anos em que esteve ativo com o Abhorrence. São cartas históricas, fotos inéditas, registros clássicos do cenário e muito material exclusivo, preciosamente guardado e bem zelado no acervo pessoal do autor. Um presente para todo o cenário extremo mundial!!! Agora ele irá disponibilizar todo esse rico acervo que está em construção, no tomo homérico ‘’Aterrorize Pain – Tales of Violent Music Death Black Metal and Sick Noise’’, cuja capa traz desenho assinado por Rok, da lendária banda australiana Sadistik Exekution.
O livro, segundo Kleber Varnier deverá ver a pálida luz das gélidas e adormecidas necrópoles em algum lugar de 2019. Portanto estejam atentos, pois é material da mais alta relevância histórica para o Metal mundial!
Informações: aterrorizepainzinebrazil@gmail.com
Facebook: /aterrorize.zine.brazil/

Mostrar mais

Tiago Siqueira

Tiago Siqueira edita fanzines impressos desde 1994. É editor do Akkeldama e do Rip Ride. Trabalha com jornalismo comunitário em Planaltina-GO.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar