Então você curte Batushka que nem eu! Ok, mas você não entra na briga do Krzysztof Drabikowski do Batushka Original x Варфоломей do Batushka fake, por favor né… que os caras resolvam seus problemas judiciais e tudo mais, eu falei isso na review do Hospodi. (Ainn, você está revisando os dois Batushka? SIM criança chorona, o que importa é a qualidade da música, não os quesitos legais, já passamos disso nos anos 90 né?)
Vamos lá, eu cuto muito a genialidade do Krzysztof e tenho que dizer que este álbum é bom, mas nem se compara ao Litourgiya. Há quem diga que prefere este álbum ao Hospodi do outro Batushka.
Temos uma abertura tópica do Batushka, mas digo que a abertura do Hospodi é melhor, hein?! A faixa é “Песнь 1“, nada muito novo aqui, instrumental denso, atmosférico, mas algo muda em “Песнь 2“, parece que a atmosfera Batushka cede lugar a um Black Metal mais presente, vocês perceberam isso? Achei que a parte eclesiástica do álbum deu uma minguada, claro que ela aparece em certas partes do álbum, mas o álbum é mais Black metal e menos ritualístico.
Em “Песнь 3” temos a prova disso: Bateria esmagadora, vocais crus e muito pouca pegada de corais e atmosfera de templo. Aqui a regra é a agressividade, me incomoda o Batushka ter essa agressividade crua em certas passagens, falo pelo conceito em si da banda. Em faixas como “Песнь 4” e “Песнь 5” temos os cânticos de volta, mas não temos a pegada que gerava a magia que existe em Hospodi (Quando eu falar Hospodi é o outro Batushka tá, pra facilitar?).
Aliás as guitarras são muito proeminentes em “Песнь 5″ e há uma batida intensa. Blasts alucinados no melhor estilo leste europeu. Essa faixa é uma ds minhas favoritas. No caso de ”
Песнь 6“, temos o Batushka do primeiro álbum, intenso, atmosférico, com aqueles corais fantásticos e uma pancadaria típica que não enjoa, essa faixa parece muito com as faixas do Hospodi.
“Песнь 7” é bem intensa e já nos leva quase aos fins do álbum. É uma faixa que as guitarras e a bateria estão alinhadas, o Black Metal chega a ter um ar sinistro como bandas estilo Satyricon. E o final do álbum chega com “Песнь 8“, que faixa bacana: Ela condensa o Batushka. Tudo que você pode querer ouvir o Batushka fazer nesses 3 álbuns lançados – contando a cisão da banda! – você terá nesta faixa.
A pergunta é: Qual álbum é o melhor? Na verdade a pergunta nem deveria ser essa: Particularmente eu fico muito feliz em ter um álbum novo do Batushka, na verdade dois álbuns novos e esperamos isso desde 2015! Tomara que tudo se resolva para ambas as bandas e que possamos curtir mais obras como essas.
Caso você tenha perdido minha review do Hospodi, basta clicar AQUI.
NOTA: 9/10