Grata surpresa tenho ao conferir esse CD. Em tempos de pouca criatividade e muito mais do mesmo, conferir um material de qualidade e “fora do quadrado’ é no mínimo recompensador. Lançado recentemente com nome homônimo da banda, este CD surge cercado por um ar de mistério! Quem são os músicos por trás do BLASPHEMATORIUM ??? Se você tem a resposta, pode me passar in box (hahahaha). Temos aqui um Speed Heavy Black Metal feito com competência.
Apesar de ter ocorrido uma troca de ordem no encarte, começamos as audições com ‘The Four Horsemen’, onde esses cavaleiros infernais nos apresenta uma música com um riff bastante marcante que vira referência do início ao fim da música. A influência do Heavy Metal oitentista é notória, onde baixo e bateria fazem seu papel com maestria! ‘Monolith To Foolishness’ aumenta mais a referência, com bases cavalgadas típicas do estilo. O vocal me chamou bem atenção, pois soa diferente, gravado com efeitos, que gostaria de vê ao vivo e conferir como ficaria. Não é gutural, nem rasgado. Metaforicamente falando, é como se um bruxo estivesse falando através de um portal em outra dimensão ou quem sabe através de um espelho quebrado (??!!!). ‘Decay Of Men’ tem um ótimo riff, bem variado com um solo bem encaixado, as bases de guitarra tem uma companhia perfeita com o baixo, “see, nothing in the sky / nothing in the rain/no a small sign/And you and I / Both know he’ll never come” é empolgante pra caralho! Ouvindo ‘Found in the Dark’, quarta música do CD, retornei para a primeira música,pois inicialmente parece uma continuação! Já no meio da música há uma quebrada no tempo, com bases bem arrastadas, dando um clima mórbido com uma bateria marcante, um rápido vocal “lírico” e um belíssimo solo para completar a obra e este clima. Como na primeira música, finaliza com aquele riff marcante. ‘Fornication Be Thy Name’ e ‘The Blasphematorium’ são as mais melodiosas e empolgantes deste álbum. Heavy Metal nas mais pura essência, onde os músicos demonstram toda sua competência. Finalizam com ‘The Dark Council’, uma música mais lenta e introspectiva com o vocal marcante, para não esquecermos da referência Black Metal, sendo a mais longa de todas com seus mais de cinco minutos.
Confiram e não vão se arrepender, enquanto isso procuro o “secret place” desses senhores.
(*) Underground Voice Records (que gentilmente nos cedeu este material), Your Poison Records, Violent Records, Tales From The Pit Records, Steel Sword Records, Totem Records e Trevas Nascemos Distro.