Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

BÖLZER – Lese Majesty (ADVANCED)

Lightning & Sons Records - Importado

A primeira vez que tive contato com o BÖLZER foi em fins de 2013 e início de 2014, ano em que também pude ver a banda ao vivo pela primeira vez. O contato com a banda no palco me impressionou profundamente. Dois indivíduos apenas conseguiram preencher um palco enorme com um death metal com altas doses de originalidade e complexidade milimetricamente estudadas.

Após alguns lançamentos (todos mantendo uma alta qualidade), finalmente a banda traz um novo material de estúdio. Trata-se, mais uma vez, de um Ep, dessa vez intitulado “Lese Majesty”. Não posso afirmar em que contexto a banda utiliza o termo “lesa majestade” como o título de seu lançamento, mas em sua significação original ele representa um crime de traição contra sua majestade, ou a violação de um soberano reinante ou contra o Estado. Esse título demonstra mais uma vez que o Bölzer é uma banda que busca referências que fujam do lugar comum e isso é algo totalmente positivo em uma cena em que o senso comum muitas vezes é a única regra.

“Lese Majesty” traz apenas quatro faixas, sendo a primeira a climática e cadenciada “A Shepherd in Wolven Skin”. A dissonância é uma constante nesse material, até mesmo nos momentos mais rápidos. Essa primeira composição traz algumas experimentações curiosas com os vocais, que criam um clima até tétrico em meio à distorção reinante. “Æstivation” vem na sequência e trata-se de uma longa intro, pouco mais de dois minutos, que prepara o ouvinte para a rápida “Into the Temple of Spears”, uma típica música desse dupla suíça. Definitivamente essa é a música que mais me agradou. A rispidez dos riffs, os contra tempos mais complexos e os vocais realmente criam uma experiência quase transcedental.

A última faixa é a longa “Ave Fluvius Danu Be Praised”. A faixa investe em um andamento mais cadenciado e pesado, com momentos mais rápidos no decorrer da composição. Grande música também, com uma atmosfera obscura. A arte de capa parece, a uma primeira vista, estranha, mas me lembrou bastante um padrão que era usado nos escudos dos soldados romanos. Não sei se essa observação corresponde à realidade, porém a semelhança é bem grande. O BÖLZER já é uma banda original em sua essência e esse “Lese Majesty” só comprova essa característica.

9/10

Data de lançamento: 15/11/2019

Mostrar mais

Fabio Brayner

Editor do The Old Coffin Spirit zine e um completo metal maniac desde 1985. Ex-membro de bandas como Sanctifier e As the Shadows Fall.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar