Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

COLDWINTER – “Cold Light Of The Horizon Dawning”

CD - 2020 - Eclipsys Lunarys Productions e Anaites Records & Distro

“Cold Light Of The Horizon Dawning” foi gravado em 2017. Devido a problemas com a gravadora que iria lançar o material, resolveram lançar na época em formato digital pelo Bandcamp.

Estamos no ano de 2020 e através dos selos Eclipsys Lunarys Productions e Anaites Records, eis que este trabalho é finalmente lançado em formato físico  numa edição limitada de 300 cópias em slipcase.

São 11 faixas de um Atmospheric Black Metal com nítidas influências de Doom Metal.

Temos aqui um trabalho interessante, onde o próprio nome da banda e título do trabalho já nos sugere. Um som sombrio e melancólico vagando por uma atmosfera que lembram trabalhos mais recentes de bandas como KATATONIA e AMORPHIS.

Após uma curta introdução com teclados, dando aquele clima de tristeza acompanhado de crocitar de corvos, começamos realmente as audições com ‘Before Dawn To Darkness’. Num clima ritualístico ecoado pelas baquetas de Junior Pascoal acompanhado da bases melódicas exercidas por Ed Krieger, que faz também os teclados, fundamental para completar esta composição feita numa esfera de desgosto e melancolia. O trabalho dos teclados me chamou ainda mais atenção na próxima faixa; ‘Embracing My Funeral’. A melodia inicial é a abertura para um convite de um Black Doom Metal lento, doentio e acompanhado de um vocal tétrico e diabólico feito por Aleske.

‘The Solitude Of Eternity’ começa mais rápida que as anteriores, um timbre de guitarra interessante, onde percebemos variações no tempo da música, ora mais rápidas ora mais cadenciada. ‘Thunderstorm (Snowstorms)’ me traz um sentimento de solidão, como se estivesse no local frio e deserto. O conjunto guitarra/bateria/baixo cria uma música intensa e bem “orquestrada”. Os vocais faz umas variações do rasgado e limpo em partes da música, dando ainda mais ênfase em certos momentos. Uma música muito bem feita, com várias passagens típicas de um Atmospheric Black Metal cadenciado e frio.

‘When The Storm Gives Way To The Darkness’ é caracterizado inicialmente por um Black Metal agoniante e lento. Um vocal como se fosse vociferado por um ancião moribundo, anunciando um mal que esta por vim ” Quando a tempestade abre caminho para a escuridão…” Uma música longa com mais de 7 minutos, com muitas variações de tempo e passagens mais atmosféricas. ‘Forgotten Dreams‘ é a música mais diferente, introspectiva, onde a banda passeia por algo como Atmospheric e Ambient.  A próxima faixa se inicia entre teclados, chuvas e trovões. ‘The Forest Calls My Name’ segue o ritmo cadenciado com bases melódicas muito bem feitas que agradará aos fãs de Doom Metal. Outra faixa de destaque, que se inicia com uma pegada mais rápida é ‘Nothing Will Stop Me now’. A variação de tempo é uma constante neste trabalho do COLDWINTER. A faixa cai para um clima mais lento e retorna em seguida para as bases iniciais. É uma música interessante que precisa de uma atenção especial. O CD termina com as faixas ‘The Eagle Flying Over The Sky’ e ‘Songs From The Earth (Part I)’ que são totalmente voltadas para o Atmospheric.

Confiram o belo trabalho desses corvos (arrisco dizer que foram representados na capa), simbolizando toda uma áurea de solidão, mal presságio e angústia.

Confiram a faixa ‘The Solitude Of Eternity’:

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar