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CULTED – “Nous”

CD - 2021 - Season Of Mist

VERSION ENGLISH IN THE END.

Quando o Canadá e a Suécia se juntam, só pode ser fabuloso. Sem dúvida. E foi o que aconteceu com os CULTED. Matthew Friesen e Michael Klassen (ambos com funções na guitarra, baixo, teclados, percussão, noise) eKevin Stevenson (bateria), canadianos, estão de volta, juntamente com o sueco Daniel Jansson (voz, ambiências, noise). Esta banda de Industrial Blackened Doom, desde há uma década, que são criadores de ambientes, que nos transportam para ambientes transcendentes, quer literalmente, quer metaforicamente.

Esta viagem começou com o primeiro EP: “Below the Thunders of the Upper Deep” (2009), seguido do segundo EP: “Of Death and Ritual” (2010). “Oblique to All Paths” é lançado em 2013 e, juntamente com a parceria com a Season Of Mist, lançam em 2019, um mini álbum: “Vespertina Synaxis; A Prayer for Union and Emptiness”. Mas foquemo-nos no presente: no passado dia 26 de fevereiro, lançam “Nous”, através da Season Of Mist”, que explora experiências pessoais, ambas físicas e psicológicas. O processo criativo teve como inspiração morte, doença e crise existencial. Mas deixemos a música falar por si mesma. Os rapazes exploraram a sua relação com o Doom, Black metal e Industrial e cada música levará o ouvinte a explorar essa mesma relação.

Passemos à review: 10 músicas, num total de 63 minutos, cada qual com mais de 3 minutos (a mais extensa tem 8 minutos e 41 segundos). Começa com “Lowest Class”, com um diálogo típico anos 20, século passado, seguido de guitarras e voz de outro mundo. Mesmo low. Segue-se “Lifers” com uma pitada de Industrial, onde se pode ouvir uma introdução de Noise. “Ankle Deep”, muita percussão e guitarras distorcidas. Excelente por sinal. Falemos do single “Black Bird”. Muito soft e teclados, que fazem lembrar um pássaro. “Opiate The Hounds” é guitarras acústicas, com Noise. Mas noise soft. “Crown Of Lies” é a música mais industrial do álbum. o álbum termina com “Crush My Soul”, a música mais extensa, que incorpora os elementos todos na perfeição.

Esta banda tem talento e não deixará ninguém indiferente. É uma aposta ganha para a discográfica, sem dúvida. Os elementos resultam na perfeição e o ouvinte deverá fascinado. Um must have para ter na coleção.

Confiram a faixa ‘Maze’:

VERSION ENGLISH

Canada and Sweden unite, it only can be fabulous. Without no doubt. And this was what happened with CULTED. Matthew Friesen and Michael Klassen (both in guitar, bass, keyboards, noise and percussion) and Kevin Stevenson (drums), Canadians, are back, with Swede Daniel Jansson (voice, ambience, noise). This Industrial Blackened Doom band, sincefor a decade, which are creators of environments, carrying us transcendent environments, either literally or metaphorically.
This trip began with the first EP: “Below the Thunders of the Upper Deep” (2009), followed by the second EP, “Of Death and Ritual” (2010). “Oblique to All Paths” is released in 2013 and, along with the partnership with Season Of Mist, launched in 2019, one mini-album, “Evening Synaxis; A Prayer for Union and Emptiness”. But let us focus on the present: on February 26th, they released “Nous”, via Season Of Mist, which explores personal experiences, both physical and psychological. The creative process was inspired by death, disease and existential crisis. But let the music speak for itself. The boys explored their relationship with Doom, Black Metal and Industrial and each song will lead the listener to explore that same relationship.
Let’s go on to the review: 10 songs, for a total of 63 minutes, each with more than 3 minutes (the longest has 8 minutes and 41 seconds). It starts with “Lowest Class”, with a typical dialogue from the 1920s, last century, followed by guitars and voices from another world. Even low. It follows “Lifers” with a hint of Industrial, where you can hear an introduction of noise. “Ankle Deep”, lots of percussion and distorted guitars. Excellent by the way. Let’s talk about the single “Black Bird”. Very soft and keyboards, which resemble a bird. “Opiate The Hounds” is acoustic guitar, with noise. But noise soft. “Crown Of Lies” is the most Industrial song on the album. the album ends with “Crush My Soul”, the most extensive song, which incorporates all the elements perfectly. This band has talent and will not leave anyone indifferent. It is a winning bet for the record company, no doubt. The elements are perfect and the listener will be fascinated. A must have to have in the collection.

 

Watch the track ‘Maze’:

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Rak Miranda

Colaboradora e jornalista da webzine portuguesa, Metal Imperium e reviewer na revista grega MythofRock.gr. Apreciadora de Doom Metal.
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