Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

DISHARMONY – Messe de Minuit (ADVANCED)

LP/CD - 2019 - Iron Bonehead Productions - Importado

É notório e incontestável o respeito que se deve ter ao falar de uma das cenas mais aclamadas e respeitadas do cenário mundial. Entre as milhares de bandas existentes no mundo, citar a influência musical, que de alguma forma bandas como ROTTING CHRIST, NECROMANTIA, VARATHRON, ZEMIAL, THOU ART LORD, SEPTIC FLESH, NIGHTFALL, KAWIR, etc. tiveram na construção de suas identidades é indiscutível.

Mas não só das bandas citadas acima, viva o movimento grego do início da década de 90. Outra bandas estavam profanando e espalhando sua música pelos quatro cantos, como a banda de Black Metal DISHARMONY.

Entre 1990 e 1993, lançaram 3 demos tape, 1 EP e em 1995 somem entre as sombras do  Monte Olimpo para só retornarem em 2014  agora com a  nomenclatura de TAGMA MAGIA DISHARMONY (“..é uma adição ao nome da banda e ao nosso Círculo. Não é uma mudança completa de nome”). Curiosamente, na mesma cidade, em 1996, surge uma banda com mesmo nome, Disharmony, que faz um Heavy Doom Metal até hoje!

O trabalho em questão, é uma celebração das artes negras, dos velhos caminhos. “Messe de Minuit” foi originalmente lançado ano passado, em formato tape, e agora tem sua versão em CD/LP com lançamento mundial previsto para 28 de novembro de 2019.

Na verdade é um EP com  quatro faixas e um bônus que nos remete a uma magnífica época que o Metal grego nos proporcionou obras grandiosas.

‘Hail the Witch’ dá início aos trabalhos com um clima majestoso de teclados e vozes líricas ao fundo. Bases lentas, sempre acompanhada com os teclados, que já diz que não está ali apenas para ser coadjuvante. A medida que o tempo passa, as bases são executadas com mais velocidade, no momento em que o vocal entra dando toda fúria necessária, juntamente com a bateria,  lembrando bastante o que o “Cristo Apodrecendo” fazia em 93. A oração final dá todo um clima satânico a música…”   Ave Satanas In Hoc Signo Vinces”!!!  Em seguida vem ‘By The Moonlight’  com um riff bem trampado e compassado. Tem uma harmonia diferente, bem variada, tornando uma música diferenciada. A cozinha faz bem seu trabalho de casa, acompanho com mastreia todos os nuances, inclusive no belo solo que corta a música.  Contrapondo essa música, eles nos apresentam ‘Into the Tomb’!!! Caralho, que essência old school!! Uma música simples e poderosa! Entre solos de guitarra, um bateria marcante, um vocal infernal e um baixo furioso, temos a certeza de onde são e que sabem o que estão fazendo! Finalizam com ‘Corpus Christi’ com uma característica mais Black Doom Metal, num dueto entre a guitarra solo e o teclado, dando aquele clima soturno, lento e denso.  Umas bases cadenciadas, típicas para bater cabeça. Uma fórmula simples, mas que agrada e muito!  Uma música com feeling e ira, como se estivesse possuído, sobre o comando da serpente.

Por fim temos como bônus, ‘Midnight Mass’,  ” uma missa satânica real, um registro de 22 minutos de um ritual que faz parte de uma verdadeira missa satânica  realizada por Kapala King V (vocalista)  e sua Ordem. O Portão está aberto – Gloria In Excelsis!”.

NOTA: 8/10

Dê o primeiro passo para o portão com a faixa abaixo:

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar