Ter a possibilidade de resenhar dois materiais oficiais do Embalmed Souls na sequência não é algo que se possa fazer sempre e no caso aqui é ainda mais especial, pois pude resenhar a demo tape antes mesmo de ser lançada, o que é um grande privilégio…. Muito obrigado ao Paulo e a todos da banda por essa confiança e consideração. (Nota do editor: a demo já se encontra lançada)
Bom, como sempre falo em relação ao Embalmed Souls, não há nenhuma necessidade de introduções sobre quem eles são e o que representam em termos de qualidade musical. “Fire and Sulfur Salute You” é uma demo tape, que ao meu ver, já entra na lista dos melhores trabalhos já lançados pela banda. São sete músicas em 41 minutos de death metal ultra tradicional, sem influências modernas e sem firulas. A gravação está excelente, ainda mais pesada do que a da demo tape anterior. “The Power of Darkness Compels You” é a frase que invoca os poderes bizarros do subterrâneo musical que envolve esses brasilienses há mais de 20 anos…. “Divinity in Ruins” é uma música incrível. O clima criado em suas bases mais lentas e pesadas é realmente inspirador. Há momentos mais rápidos, mas acho que é nas partes mais lentas que a banda brilha e mostra todo o seu talento.
A segunda música tem riffs e bases muito fodas, “Hatred to the Sacred” é o seu título. Que atmosfera foda foi criada aqui. Vá aos 2:27 minutos de música e você entenderá o que estou falando. “Poisoned Conspiracy” é outra música que investe em partes mais lentas e em temas de guitarra trabalhados exatamente para moldar uma atmosfera de pura melancolia. Os arranjos são realmente de muito bom gosto e me trouxeram à cabeça muito do que era feito no velho doom metal. “The Power of Darkness Compels You” é uma composição que me lembra muito o death metal finlandês de bandas como Convulse e Demigod… As transições entre partes mais rápidas e lentas dão essa impressão. É uma das melhores faixas desse trabalho. A próxima faixa é “Sent to Desecrate”. É simplesmente uma música do Embalmed Souls. Tem sua marca registrada. “Rot with your Beliefs” é uma música oriundas das cavernas. É primitiva, crua e obscura. Puta death metal isso aqui. Arrisco a dizer que é a minha música favorita nessa demo tape. A última música é “Slaughter at the Altar” e fecha com chave de ouro essa maravilhosa demo tape. É uma música melancólica e muito pesada. Vale ressaltar o trabalho brilhante do batera Paulinho… quem já o viu tocando sabe a razão desse elogio.
Todos os vocais dessa demo foram gravados pelo baterista Paulinho, que fez um trabalho fenomenal. Seu timbre de voz não é tão grave quando o do vocal/baixo Nildo e faz com que seja mais fácil de perceber o que está sendo falado. Inclusive a voz do Paulinho me lembrou bastante o vocal do Necros Christos… Outro coisa que é foda nesse lançamento é a arte da capa, que coloca o trono existente no local de ensaio da banda em destaque. Trabalho perfeito de arte.
Enfim, se você NUNCA ouviu essa banda, não deixe de adquirir esse material, pois não irá se arrepender. Se você gosta de death metal com um forte odor de doom, EMBALMED SOULS é um nome a ser seguido.