Entrevistas

EXTERMINATE – Somos totalmente contra todas as formas de religião

Os mesmos átomos que estão no sol, saturno ou onde mais o universo chegue, está em nós!!!!

A banda gaúcha Exterminate atualmente é uma das maiores representantes do Death Metal nacional, foi formada no “já” longínquo ano de 2007 e após as inevitáveis trocas de integrantes,  em 2009 a banda lança a primeira demo “Insane Fate”  e em 2012 o EP “Ascencion” pavimentando o caminho para o aguardadíssimo Debut álbum “Burn Illusion” que já nos apresentou a marca da banda com seu  Death metal brutal e com a própria assinatura dos seus integrantes. No final de 2018 a banda solta o petardo “Pray For A Lie” demonstrando toda a experiência adquirida e mostrando o seu poderio extremo.

Adriano Martini, Foto por: Day Montenegro

Salve Adriano tudo bem por aí?
Pode nos falar mais a respeito do novo opus “Pray For A Lie” desde suas composições que não apenas mostram a evolução técnica da banda mas também uma evolução enquanto compositores? Também gostaria de saber mais sobre a fudida arte gráfica feita pelo Mestre Marcos Miller…

Adriano Martini – Opa, beleza Jonatan ?
Cara o trabalho de composição do Pray se deu logo em seguida do lançamento do nosso primeiro disco o “Burn Illusions”. Todos nos participamos do processo de composição, as vezes eu levava uma música e se fosse do agrado de todos mantínhamos como estava, caso contrário fazíamos os devidos ajustes.
A parte gráfica ficou com o Miller. Cara, nos conhecemos desde moleques, começamos a escutar som juntos… são mais de 30 anos de amizade e ele tem total liberdade para fazer o que quer!!! Geralmente eu dou o nome do disco e passo algumas letras para ele se basear e pronto!!! Ele sabe muito bem o que fazer.

Pode nos contar sobre o período que vocês levaram entre pré produção até gravação e mixagem? Poderia nos contar também sobre os equipamentos que usaram? Tenho certeza que sempre tem entre nossos leitores aqueles que curtem esse tipo de informação.

Adriano Martini – O nosso Cd levou praticamente 1 ano para ficar pronto, o tempo, grana e agenda sempre são os principais problemas de gravação de uma banda underground. Mas apesar do tempo foi muito bom, tudo ocorreu perfeitamente, gravamos no Huricane estudios do Sebastian Carsin . Usamos equipamentos como Laney e Marshall na gravação das guitas e hartke system para o  baixo… a bateria também foi toda microfonada dando esse timbre violento que ficou na gravação…. chegamos num resultado muito satisfatório em relação a todo trabalho realizado.

Marcelo Feijó, Foto por: Day Montenegro

O álbum não é conceitual certo? Porém ele segue a temática anti religião, fale um pouco a respeito das letras que são muitíssimo bem escritas sem cair no lugar comum de ” Satan Satan”  ” Kill The Christ” e etc…nada contra porém quando surge algo diferente logicamente chama a atenção.

Adriano Martini – Exatamente!  Somos totalmente contra todas formas de religião, religiões manipulam as pessoas, impõe suas “verdades” e vontade sob coação e medo, se você não segue direito as regras impostas por Deus, você vai para o inferno ou qualquer outro lugar assim. As letras falam exatamente sobre isso. A música que abre “Image Of Dead God “ fala sobre adoração, as pessoas adoram a imagem de um homem morto literalmente… acreditando que isso resolvera seus problemas… “Blind Faith” segue a mesma linha… te mostra que crer sem “ver” ou saber é um grande erro!!! A música título “Pray For A Lie” fala sobre os últimos momentos de vida de uma pessoa totalmente devotada e crente e que na hora de sua morte pressente que tudo o que viveu, mentiras, suas crenças, sua fé… por fim vem a “The First” que eu quero que as pessoas pensem e entendam que somos feitos da mesma matéria que existe em todo o universo!!!  Os mesmos átomos que estão no sol, saturno ou onde mais o universo chegue esta em nós!!!! Somos o um e um é tudo e todos! O alpha o Ômega! Isso é Deus!!! Você é seu próprio Deus!

Chegaste exatamente aonde eu esperava, o álbum é totalmente composto por hinos Death Metal, mas entre todas elas a meu ver “Pray Of A Lie” e ” The First” se destacam… Na faixa título ficou muito foda o efeito na voz e uma voz limpa. é um convidado? E na última citada… o que é aquele solo de guitarra?! Foi você quem compôs e gravou? E os outros solos nas outras músicas? Se são de vocês dois, como funciona a divisão e tudo mais?

Rafael Lavandoski, Foto por: Day Montenegro

Adriano Martini – Muito obrigado!!! Cara quando mostrei a Pray no ensaio pela primeira vez foi meio “estranho” pois ela soava totalmente diferente do nosso estilo… mas quando tocamos ao vivo ela teve uma recepção muito grande!!!!  E daí vimos que estávamos no caminho certo!!! Quanto aos vocais eu gravei tudo (partes guturais, rasgado e limpos – vide final da War). Fiz um teste quando gravei os vocais e deu certo!!! O resultado ficou muito foda !!!!
O Solo da “The First” fui eu quem compus, não temos uma regra para solo do tipo vai você depois vou eu, nós compomos os sons, eu encaixo as letras e depois vem arranjos e solo, tem música que nem tem solo… mas falando da “The first” tem uma curiosidade… o Solo não ia entrar no CD… ele literalmente entrou aos 49 da prorrogação!!!!!! Eu não estava satisfeito com o resultado, ouvimos nosso amigo Marcio Jameson dizendo “bota esse solo meu!!!!” dai o Sebastian me deu um help, sentamos e melhoramos o que deveria ser melhorado (a opinião do produtor essas horas é indispensável) e deu no que deu!!! Esse resultado muito bacana!!!!

Cara esse solo, achei um dos solos de guitarra mais fudidos e destruidores que eu já ouvi nos últimos tempos! Pena que ele é tão curto! Enfim, como está sendo a divulgação de “Pray for a lie” e a distribuição do mesmo?

Adriano Martini – Poo que massa ouvir isso!!! Valeuuu!!!!
Cara a distribuição do CD e divulgação está por conta da Mutilation Records do grande Sergio Tulula, ainda é cedo
para dizer algo sobre números (o CD saiu na segunda semana de dezembro), mas me parece que as vendas estão ótimas!!!!

Sandro Moreira, Foto por: Day Montenegro

Pode nos falar um a respeito do início da Exterminate/final da Mental Horror?

Adriano Martini – Então, eu entrei no Exterminate em 2007, as duas bandas se mantiveram na ativa por muitos anos mas eu foquei no Exterminate… depois de algum tempo o antigo baterista do Exterminate Iuri Ravel saiu e convidamos o Sandro Moreira, isso em 2012/13 e desde então segue essa formação… o Mental Horror se manteve meio que em estado de hibernação… hoje mantenho foco e meus esforços no Exterminate.

Pra encerrar numa pergunta que sempre rola em quase todas as entrevistas do nosso portal, Adriano como você vê a atual cena underground do nosso país? Passado presente e futuro?

Adriano Martini – Cara… sem sombra de dúvidas temos bandas fenomenais aqui no nosso país, isso vem desde os primórdios do nosso underground… a cena se molda de acordo com a realidade político econômica do nosso país. O que eu vejo hoje é que a internet facilita muito as nossas vidas mas também a mesma está esvaziando as casas de shows… se você não for hoje num determinado show, amanhã verá no youtube na sua casa! Essa comodidade está levando a galera embora dos shows!!! Temos bandas de alto nível, casas de shows e produtores responsáveis e competentes que querem levar isso tudo a diante, temos selos e distros que vendem e apoiam as bandas, temos a faca e o queijo na mão!!! Espero que se algum dia as coisas melhorarem aqui financeiramente, acredito que a nossa cena será autossuficiente.

Adriano Martini, muito obrigado pela atenção e por responder nossas questões, um forte abraço e as últimas palavras são suas..

Adriano Martini –Jonatan  agradeço a você e a Lucifer Rising pelo espaço e pela entrevista nesse novo portal que veio com força total!!!  Vamos continuar lutando em prol do nosso underground!!! Trabalhando duro e levando a bandeira do metal nacional até o topo!!! Valeu!!! Abraço!!!!

Segue abaixo o Lyric Vídeo da música Blind Faith que faz parte do novo álbum Pray For A Lie :

Mostrar mais

Jonatan Emanuel

Respiro e vivo o Bom e velho Metal em todas as suas vertentes, tá no sangue..desde 1985…!! Headbanging Man!!

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar