Áudio para deficientes visuais
|
Este material faz parte do fanzine “In Conspiracy With Satan”, mais um trabalho do incansável Andrey, conhecido pelas edições do Death Metal Zine e que já vem fazendo há algum tempo lançamentos de bandas pelo seu selo Nascemos Mortos.
A ideia aqui é lançar as bandas que fizeram parte da segunda edição do zine com entrevistas, exceto a banda inglesa Fellwarden, que ficou de fora desse lançamento.
Para mim, foram três gratas surpresas, pois são bandas que não conhecia e que me surpreendeu com suas músicas. Digo três, porque a única representante brasileira neste split é a já reconhecida IMPURE ESSENCE!
Começamos as audições com a old-man-band SYNODIC dos Estados Unidos. A primeira faixa ‘Eta Cariane’ foi tirada da compilação “Omnibus” de 2018 e a segunda ‘Dweller Of The Kuiper Belt’ do debut “ Infinite Presence In A Violent Universe” de 2017. Interessante é a temática deste projeto, direcionado as leis do universo, a ciência, cosmo, espaço etc. Mas falando de sonoridade, temos aqui um Atmospheric Black Metal feito por esse misantropo estelar, chamado Myrdin Cerphas. Sua música traz um sentimento de vazio e frio, entre teclados e momentos introspectivos, principalmente na primeira faixa com 10:22 min de execução. Entre climas tristes e de desolação as linhas de guitarra flertam muito bem com o vocal rasgado, trazendo em alguns momentos mais raiva e velocidade. Seguindo, temos da Holanda a banda ISRATHOUM que está na ativa desde o início dos anos 90, ainda em Portugal e com outro nome. Black Metal competente e bem tocado é o que encontramos, também com duas faixas, tiradas do último full “Arrows From Bellow” de 2019: a primeira ‘Bracu Magistris’ que se inicia com um piano para depois apresentar sua fúria e devastação. As mudanças de vocais rasgado e limpo deram certo e se completam com os teclados ao fundo. Já ‘Laetetur Cor’ tem um som mais sujo, mas com boas variações de guitarra, além da dualidade do vocal entre rasgado e limpo, criando um ar ritualístico em algumas passagens.
O Black Metal brasileiro vem representado pelo IMPURE ESSENCE. Com seus 15 anos nesta estrada infernal, este também one-man-band traz composições de diferentes anos: ‘Exterminate’ do álbum “Evil Ascension Of The Horned God (2019), ‘The Legion’ do álbum “Diabolic” (2015) e ‘Abbadon’ que encontramos no EP homônimo de 2012 e no debut “In The Form Of A Black Goat “ (2013). Músicas para o diabo! Sonoridade primitiva na linha do Black Metal brasileiro dos anos 90 com muito ódio e perversidade. Um vocal direto das fornalhas ardentes do inferno junto com riffs cortantes! Um culto às raízes do estilo. Fechando este 4-way split temos da Suécia a banda VANDÖD trazendo um tradicional Black Metal escandinavo sem tirar nem por, e isso é muito bom! Bons músicos fazendo música para agradar o inferno! AS faixas ‘Grisen-safe’ e ‘Bockfolt’ aparentemente são inéditas, enquanto ‘Amen’ encontramos no último CD de 2018 “Dö”.
Que Satan conspire para futuros lançamentos.
Aproveitem e conheçam o zine no vídeo abaixo: