Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

JADE – Smoking Mirror (EP)

Pulverized Records - Importado

Com membros oriundos da Espanha e da Alemanha, o JADE é um grupo que poderia enganar os menos atentos pois esse nome nos remete a uma antiga banda de heavy metal canadense da primeira metade dos anos 80. Mas não é o caso aqui. Esse JADE é uma entidade arcana que executa um matador death metal atmosférico que traz muitas referências do death metal de bandas como Necros Christos e Bölzer, assim como algumas linhas de guitarra mais climáticas que soam um pouco black metal.

São apenas 4 músicas, mas que realmente dominam o ambiente em que são apreciadas. O Ep abre com a monumental “Jade Emperor”. Baita composição, com várias mudanças de melodia, vocais que se alternam entre o gutural e um vocal mais gritado (mas não rasgado). A próxima tem um início mais doom metal. “Dead Stone Mask” é realmente uma bela música. O seu peso e melodia são totalmente cativantes e obscuras. “Blossom” traz um pouco mais de velocidade, ainda que de forma cadenciada, mas mantém o clima e o peso. A vocalização em todas as músicas é muito boa e o timbre é bem tradicional.

A última faixa desse material chama-se “Smoking Mirror” e é a música mais etérea apresentada aqui. Os arranjos são de extremo bom gosto e as linhas melódicas apresentadas fazem dessa a melhor música de “Smoking Mirror”, me fazendo lembrar um pouco o que o velho Amorphis fazia em seu segundo álbum, mas menos épico e muito, mas muito mais obscuro e carrancudo. Uma música realmente poderosa. O JADE é uma grata surpresa e poderia facilmente estar em uma lista de melhores lançamentos do ano. Esse material foi lançado há apenas 10 dias atrás, então corra e adquira sua cópia.

9,5/10

Mostrar mais

Fabio Brayner

Editor do The Old Coffin Spirit zine e um completo metal maniac desde 1985. Ex-membro de bandas como Sanctifier e As the Shadows Fall.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar