Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

LAND OF FOG – “Morbid Enigmas”

CD / 2020 - Sulphur Records/ Heavy Metal Rock

Apoteótico é a palavra para definir esse álbum que já começa majestoso, intenso, sombrio ao mesmo tempo. Suas linhas sonoras são extremamente bélicas, estruturadas, bem arranjadas, com constantes passagens que nos entregam sensações de guerras medievais em narrativas sangrentas como na “Bleed” talvez uma das músicas mais destruidoras do álbum.

Aqui temos a experiências de figuras muito constantes na cena do Sul, atuando em bandas como THORNS OF EVIL, PATRIA, COLD MIST e a saudosa TIWAZ. Tudo já tem sua garantia logo ao registrar a presença do experiente vocalista T-sword (PATRIA) que aqui também se dedicou a bateria que, aliás, foi magistralmente executada, com tamanha precisão e arranjos muito bem engenhados, dando um corpo aos arranjos.

LAND OF FOG, nos mostra em seu segundo full álbum, um trabalho muito amadurecido, com sonoridade que alcançou um grande êxito e foi masterizado por ninguém menos que o músico Oystein G. Brun (BORKNAGAR, CRONIAN), deixando o som com aquela atmosfera de banda gringa. É fato que as bandas brasileiras já estão emparelhadas com o nível das bandas estrangeiras faz algum tempo, não é de hoje que o potencial de nossa cena é evidente, mas faltava uma série de coisas que nos colocasse nesse lugar especial que mostrasse nossas criações do jeito que elas merecem. A LAND OF FOG tem esse brilho nas suas músicas, e nos deixa muito satisfeitos em ver tamanha realização.

A música de abertura “Bloody Saints” já nos apresenta tudo isso que disse acima, pois já inicia o álbum derrubando tudo pela frente, um aspecto muito forte do disco também é a presença dos teclados que aqui não são ocasionais e sim constantes, faz parte verdadeiramente das composições seguindo as bases e fazendo arranjos excepcionais em todos os hinos aqui entoados. As letras abordam temas ligados a batalhas, paganismo e natureza selvagem, sangue e, claro, morte. Curiosamente a LAND OF FOG também recorreu aos trabalhos do Wendel Siota (LITOSTH) para a composição das letras, assim como o Maicon Ristow (LITOSTH, SWORDS AT HYMNS) que assina a arte da capa, belíssima por sinal, acertou em cheio nos tons e contrastes, e nada menos que Marcelo Vasco (PATRIA, THE TROOPS OF DOOM) no design gráfico.

“Morbid Enigmas” é, por tanto, um álbum de mão cheia, feito por gente que entende o que é metal extremo, com um tipo de música rebuscada e bem feita, seguindo as influencias marcantes das bandas europeias do gênero, mas que tem sua marca muito bem registrada na obra, pois aqui e ali dá pra perceber referencias das outras bandas que os integrantes da LAND OF FOG tem participação. Vale também ressaltar os belos solos feitos por Marcelo Vasco nesse álbum assim como as guitarras extras. Trevas, destruição e morte são os auspícios do Metal Negro Brasileiro… um salve os Land of Fog!

 

 

Mostrar mais

Anton Naberius

Vocalista da Eternal Sacrifice (Pagan Black Metal) Professor de Arte Visual, Artista Plástico e Especialista em Arte e Patrimônio Cultural.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar