Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

MOROK – And I walk among the shadows… (Reissue)

Werwolf Promotions - Importado

E temos em mãos o Reissue incrível do Morok em hard case e digipack, coisa linda, relançado pela cabulosa Werwolf Promotions.  bem no Solstício de Inverno, alguns dias atrás.

Não se trata de um projeto qualquer ou de um mero reissue. Estamos ratando aqui de alguém extremamente criativo com uma porrada de bandas e projetos solos que acompanho há um  bom tempo. Estamos falando do ucraniano Severoh (Illia Rafalskyi).

Conheci o trabalho deste gênio em 2017 e hoje tenho oportunidade de manter contato com este cara fenomenal e extremamente criativo. Vocês sabem que sou viciado em “one-man band”, então nada melhor que seus projetos solos.

O álbum é de 2015, debut dessa lenda. E o Morok é Black Metal sem frescuras. É cru, é irracional, é odioso, é clássico. Se você curte Burzum, Mayhem e udo que presta nessa vida, você deve prestar atenção neste projeto. “And I walk among he shadows…” é muito encantador, porque é muito bem trabalhado.

“Полум’я війни é direta e intensa. Ela raz o que há de melhor no Morok: som rápido, intenso e brutalizador. Você ouve a cacofonia, mas reconhece os elementos que se destacam. Na sequência temos “Дзвони безодні”, seria “Os sinos do Abismo”, a faixa manda você “se curvar ao abismo, à noite fria que rege o abismo antes de desmoronar”. Letras muito semelhantes ao Burzum. Essa é minha faixa favorita.

‘”Царство ночі”  traz peso e harmonia. Incrível como lgo pode ser agressivo, mas também poético. Os blasts de bateria aqui são destruidores. Já em “Стежками Вічності”  temos elementos diversos, um clímax com teclados e solos de guitarras destruidores. A música se destaca pelo mix de elementos.

A pancadaria volta a dominar e o que temo é uma faixa gélida com  melhor do Black Metal. Estamos falando de “Вітер Хмар”, o foco aqui é Severoth, sua voz áspera guia os arranjos. Essa faixa parece feita para machucar. Seu ritmo é insistente.

Já em “Холодне Сяйво Зірок” temos a mais agressiva do disco. Aqui me lembra muito o que o Burzum, Satyricon e Mayhem fizeram em seus full lenghts do início dos anos 90, um Black Metal impiedoso. Bruto, sem amarras, uma névoa de nostalgia emana desta faixa e somos transportados novamente para os anos 90.

Chegamos a bem trabalhada faixa que leva o nome da banda. “Морок” o equivalente a “Escuridão”. Nada mais dramático que acordes acústicos que nos guiam à catacumbas profundas revelando um ambiente hostil que irrompe em uma faixa arrastada e brutal, um peso cadenciado e que vai te levar às dungeons cheias de perigos. Afinal o que se abriga na escuridão?

NOTA: 10/10

Maiores Informações:

– Морок – Facebook: https://www.facebook.com/morokua

 Bandcamp: https://morokua.bandcamp.com

Werwolf Promotion – Website: http://www.werewolf-promotion.pl

Webshop: http://www.werewolf-webshop.pl

 Facebook: https://www.facebook.com/WerewolfProm…

Mostrar mais

Ricky Lunardello

Historiador e Sociólogo, Pagão de alma Viking, apaixonado pelo Metal Extremo e pela cultura underground.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar