Resenhas - LPs/Cds/K7s

NETUNO DOOM – The Universe The Prision

Vários Selos* - EP Nacional

O Doom Metal se tornou atualmente para mim, o maior laboratório dentre todas as vertentes  do Metal. Estilo que personalizou suas características e criou diversas ramificações. E seguindo essa proposta “laboratorial” encontramos a banda cearense NETUNO DOOM fazendo o que eles chamam de Progressive Atmospheric Sludge Death Doom. O nome da banda já deixa claro sua temática; SciFi, horror cósmico, ciência…as letras carregadas de histórias intergalácticas, batalhas e destruição:  “Quando Zeus se torna Ra, Júpiter se torna o segundo sol, Lúcifer vai subir ao céu, Para guiar toda a humanidade” ou ” Quando a escuridão se torna leve, Uma nova árvore do conhecimento surge”.

O uso de sintetizadores ambientaliza as músicas nesta temática futurista. São muito bem empregados, assim como os teclados (não identifiquei o responsável). É só conferir a faixa ‘Galactic Empire Of Doom’ dando um clima cósmico e melodioso juntamente com um vocal gutural que ficou muito foda! Essa faixa é cheia de nuances, o vocal varia limpo, estilo Sludge e gutural (o melhor!), as bases lentas contrastam com partes mais rápidas e uma passagem bem ritmista e progressiva  é encontrada nessa música. Acho que faltou um pouco mais de volume/peso na gravação da bateria. Diferente da música ‘The Second Sun’, onde bateria e baixo dá um destaque e apoio bastante marcante nas bases, uma música tensa e cheia de variações, onde mais uma vez destaco os trechos com vocal gutural. Os solos também são marcante neste trabalho, principalmente em ‘Black Wolf’(faixa bônus), onde você pode viajar num longo e belo solo que demonstra toda capacidade instrumental do guitarrista Adriano Alves, que também é o responsável pelo vocal. O baixo nessa faixa é destruidor como um trovão!

O EP “The Universe The Prision”  ainda conta com a faixa ‘The Prision’ e mais outro  bônus de materiais antigos ‘Dead Planet’, sendo uma música um pouco mais rápida que as demais, contudo sem perder suas características já citadas e com um bom arranjo. 

Aquisições com: (*) Eclipsys Lunarys Productions (que gentilmente nos cedeu este material), Vertigem Discos, Tales From The Pit Records, Totem Records, Ocvlto Records, Jazigo Distro e Perverted Blood.

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar