O NIGHT CROWNED representa um resgate da desgraça e grosseria musical das bandas de death black metal dos anos 90. Envoltos em uma produção atual, eles não negam suas explícitas reverências ao que os anos 90 produziram e rendem uma justa homenagem a esta época maldita. Conversamos com o vocalista Ken sobre esta empreitada rumo ao inferno.

Saudações, maníacos! Seja bem-vindo! O NIGHT CROWNED é uma banda recente, formada em 2016, muito do público brasileiro ainda não está familiarizado com você. Eu gostaria de pedir que você se apresente às legiões que estão lendo esta entrevista.
Ken – Sim. Meu nome é Ken Romlin, eu sou o principal vocalista do Night Crowned. O Night Crowned é uma formação de membros passados e presentes de bandas como Dark Funeral, Nightrage, Cipher System, Disrated, etc. Nossa visão é trazer de volta o som único que formou a cena black e death metal nos anos 90.
A banda foi formada por maníacos que já tinham passagens de outras bandas renomadas, como: DARK FUNERAL, NIGHTRAGE e EDGE OF SANITY. Até que ponto isso facilitou ou dificultou o processo de formação da banda? Pergunto isso porque imagino que os membros tenham seus horários muito ocupados.
Ken – Até agora não fomos prejudicados por nenhum cronograma. E mesmo assim, nós fazemos funcionar. O beneficio até agora é que podemos tomar o nosso tempo e fazer planos para o próximo show, gravações, etc, que se encaixa bem.

E os resultados já apareceram… em 2018 a banda lançou um ótimo ep, Humanity Will Echo Out. Fale nos sobre este material. O que ele possui de especial na visão de vocês? Qual foi a repercussão dele no underground europeu e mundial?
Ken – Humanity Will Echo Out foi nossa celebração à cena dos anos 90. Para honrar as bandas com as quais crescemos e amamos ao longo dos anos. E através da criação deste ep nosso som e visão vieram. Nós combinamos a forma sonora dos anos 90 e colocamos alguns novos elementos para torná-lo um pouco mais atual. E a resposta foi incrível. Eu não consigo colocar em palavras o que torna nossa visão especial, fazemos o que amamos fazer e colocamos nosso coração e alma nela.
De fato, nós observamos que há uma mistura de épocas neste ep. Nós ouvimos a violência, brutalidade e velocidade dos anos 90, misturadas com a produção atual. Isto deixou a banda com uma face moderna. Para alguns isso pode até ser um pouco estranho. Bom, mas para o próximo material, esta fórmula será mantida? Algum dia vocês pretendem gravar músicas mantendo a mesma atmosfera crua dos anos 90, com uma produção mais suja?
Ken – Nosso objetivo é que nosso primeiro álbum completo tenha um som mais sujos e não polidos. Nós ainda não falamos sobre um álbum mais cru e atmosférico, mas eu quero fazer um.
Seria muito interessante ouvir vocês com uma produção mais simples. Foi exatamente disso que eu senti falta no ep. Alguma coisa mais crua, mais bruta. Eu realmente queria ouvir o NIGHT CROWNED com uma atmosfera suja. Como você acha que o público reagiria se vocês lançassem algo assim?
Ken – Provavelmente os apreciadores da velha escola gostariam, mas o mais novo provavelmente se perguntaria o que estamos fazendo. Mas quem sabe até então eu espero que o que nós fazemos que os fãs o apreciem tanto quanto nós.
Este debate sobre o fato da banda agradar ou não a um público específico e desagradar a outro faz parte das conversas dos integrantes da banda? O NIGHT CROWNED se preocupa em discutir se vai ou não agradar o público na hora de compor ou gravar as músicas?
Ken – Absolutamente não, todo mundo tem um gosto diferente na música. Como escrevi antes, fazemos isso com nosso coração e alma. Criamos a música em que acreditamos. O que vem depois é o que os outros pensam. Se eles gostam, eles o apoiam e se eles não o apóiam ainda, provavelmente o farão e colocam em alguma crítica.
Infelizmente algumas bandas se direcionam pela tendência de mercado… E falando em tendência, o death metal melódico (criado na Suécia) se espalhou pelo mundo e virou uma moda. O que você pensa desse tipo de som. Você acha que o death metal pode ser melódico. Som de Gottenburgo
Ken – Eu gosto do som de Gotemburgo. Não sei porque, mas eu o gosto. Eu acho que eles pegaram no sangue deles ou algo assim hehe. Dark Tranquility por exemplo nunca me decepcionou.
A cena metal na Suécia produziu bandas magníficas e contextos extremamente ricos, musicalmente falando. Não é a toa que os termos Black metal sueco e death metal sueco se consolidaram no planeta. Bandas como: MARDUK, DARK FUNERAL, DAWN, UNANIMATED, DISSECTION, GROTESQUE, NIHILIST, ENTOMBED, DISMEMBER são muito respeitadas até hoje. Eu creio que essas bandas tenham sido bons alicerces para o metal se espalhar pela Suécia. Você diria que hoje o metal está popularizado em seu país por causa dessas bandas?
Ken – Eu acredito que sim.
Ainda sobre a cena sueca, que apresentou ao mundo bandas que alcançaram uma notoriedade impressionante, como BATHORY e TIAMAT, além de algumas já citadas na pergunta anterior. Como será possível para a NIGTH CROWNED conseguir escrever seu nome em um cenário com tantos outros nomes gigantes?
Ken – A possibilidade está sempre lá, mas só o tempo dirá. Todas essas bandas causaram um impacto porque fizeram algo único na época e influenciaram uma nova era no mundo. Então, como eu disse, só o tempo dirá
Voltando a falar da música feita pelo NIGTH CROWNED… eu percebi que as vocalizações são intensas, quase incansáveis. Eu particularmente gosto muito de bandas assim, onde as linhas vocais são constantes. Algumas bandas preferem construir suas músicas com longas partes instrumentais sem voz, mas vocês usam as vocalizações quase o tempo todo. Isto será mantido nos próximos discos?
Ken – É claro, vamos até colocar em algumas partes limpas, que o nosso guitarrista, Johan, vai fazer; ele vai colocar alguns vocais limpos em alguma música do novo álbum.
Vocais limpos? Agora fiquei bastante curioso para ouvir este novo trabalho. Eu particularmente gosto muito de vocais limpos no meio das música extrema. Eu aprecio muito: EMPEROR, AMORPHIS, BORKNAGAR e outras que usam esse artifício… As vozes limpas estarão em todas as músicas?
Ken – Nem todas as músicas, mas algumas músicas selecionadas, onde vemos que isso se encaixa bem. E posso prometer que soa bem.
Ótimo!!! Envie uma dessas músicas agora para nós hahahahahaha… Maníaco, obrigado pela atenção e por responder todos os questionamento. O espaço final é seu… Obrigado!
Ken – Obrigado pelo seu apoio e fique atento às nossas redes sociais para não perder notícias. Stay Dark!
Assista abaixo a apresentação realizada em 2018 na cidade de Estocolmo/Suécia: