Resenhas - Zines

NOCTUM MAGAZINE #16 – JULHO 2021

É com grande satisfação que tenho em mãos mais uma edição do agora, NOCTUM MAGAZINE!

Após um retorno avassalador em 2019 com nada menos que  quatro edições em cinco meses, aguardarmos dois anos para um retorno em grande estilo. Agora em forma de revista, totalmente impressa em gráfica (off-set).

A revista é muito bem editada pelo Ary Nekrocvlt, que já tem longa experiência em fanzines, desde a década de 90 com o Disaster Zine. É um trabalho de leitura “leve” e agradável, sem poluição visual e fontes com um tamanho legível, principalmente para quem já anda apertando o olho para lê..hehehe…

E nada melhor que numa edição com nova cara, uma homenagem a uma banda que vem há 30 anos atravessando  batalhas de diversas formas, seguindo sempre em frente apesar das dificuldades de fazer Metal no Brasil e no Nordeste. A MALEFACTOR surge como destaque da capa: ” 30 anos sob a lei da espada”, falando um pouco sobre sua trajetória e os planos pós pandemia. Ainda sem sair de Salvador, encontramos outra banda quase “trintando” e que percorre um caminho paralelo aos malfeitores, com honra e grandes batalhas; A ETERNAL SACRIFICE (“…é preciso fazer uma importante diferenciação de radicalismo no Metal e hermetismo no Metal…).

A diversidade de estilos é nítida nesta edição com grande  representação  do Doom Metal como o projeto DENIAL OF LIGHT. Uma entrevista descontraída com um toque de sarcasmo e humor (“…ele me convidou para o selo e me prometeu que através do Doom nós ficaríamos ricos, famosos, teríamos nosso próprio helicóptero…). Apenas senti falta de uma imagem ou foto, ficando apenas o logotipo na entrevista. Ainda temos no estilo: a banda THE EVIL, que já não deve ser surpresa para ninguém, tem como guitarrista um certo anticristo que vomitava negro e gritava “satanás” nos anos oitenta nas Minas Gerais. A banda LACRIMA MORTIS que faz um Funeral Doom Metal (“… nosso visual remete ao lado sombrio, nos tornando monges negros trazendo o prenúncio do apocalipse”). Os cariocas do QUINTESSENTE falando sobre o álbum que sairá ano que vem, sobre temas abordados, covers entre outros assuntos.

A banda COLDWINTER fazendo um Atmospheric Black Metal se apresenta nas páginas do NOCTUM MAGAZINE falando entre outros assuntos da nova formação e do próximo Full lenght. A one man Band CHRIST ROTTEN FLESH que vem se destacando no cenário nacional, resgatando uma antiga atmosfera e brutalidade da velha escola mineira do Black Death Metal, deixa seu recado!  Outra que surge sem pudor, combatendo o estereótipo sexista que circula na cena, é a banda  SADE (“… não usamos o sexo feminino como entretenimento de headbanger…).

continua após a imagem.

A já conhecida e renomada banda de Black Metal PACTUM também se faz presente, falando do seu último EP “Nigredo“, nova formação, próximo trabalho e ideologia. Ainda falando de Black Metal, temos uma banda nova, com apenas 5 anos de existência, mas com alguns registros e se destacando casa vez mais. PROMETHEAN GATE se apresenta e fala sobre esses lançamentos, sua relação com a Hammer Of Damnation e o último split com o projeto “one woman band” ucraniano IESCHURE, projeto este que é o único representante gringo nas folhas desta edição. Uma entrevista curta e direta.

Nas 36 páginas ainda temos reviews de CDs feito pelos colaboradores Ricardo Sludge, Tiago Siqueira e “by me”, além de um poster do THE EVIL.

Que seja apenas o início de um novo ciclo.

Contato: [email protected]

Instagram: @noctumzine

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar