Resenhas - Zines

NOCTUM ZINE # 11 – abril/maio 2019

É com grande satisfação que percebo nos últimos meses o surgimento ou retorno de grandes zines impressos! Apesar que o reconhecimento ainda não é o esperado, cada vez mais, surgem bangers que se interessam em produzir essa arte e divulgar o Metal Extremo para aqueles que ainda acreditam na velha forma de informação. E  é nessa nova percepção que ressurge após vários anos em silêncio, a décima primeira edição do NOCTUM ZINE!

O que logo me chamou atenção foram algumas bandas que fazem parte desta edição e que há muito tempo não tenho informações! O editor foi resgatar um pouco da cena da década de 80/90, principalmente a cena mineira onde podemos verificar que em certos momentos, as velhas tretas, continuam vivas e são alfinetadas sutilmente aqui e ali, assim como, recordações daquele tempo, conferidas  nas entrevistas com CIRRHOSIS, INSULTER, IMPURITY, MUTILATOR e BHELL (banda de 2017 que em pouco tempo já teve em sua formação com músicos que já tocaram/tocam no SARCÓFAGO, MUTILATOR, WITCHAMMER, GENOCÍDIO, SEXTRASH, LOUCYFER).

Ainda falando em velhos tempos, temos uma entrevista com Zhema do VULCANO e Fábio Jhasco, guitarrista que gravou o ” The Laws Of Scourge” e ” Crush, Kill, Destroy” do SARCÓFAGO! As recordações daquela época não para por aí, pois encontramos também uma entrevista com uma das pioneiras do Doom Metal no Brasil; SERPENT RISE!  Ainda conferimos entrevistas com BLACKMASS e AMEN CORNER, representantes do Black Metal paranaense, PATHOLOGIC NOISE, OLD LANDS e CHAOS SYNOPSIS.

Além das entrevistas, conferimos uma sessão de news, alguns reviews de CDS, release do IMPACTO PROFANO, THE CROSS (biografia), JUSTABELI e MADNESS, além de uma matéria ; “Uma breve análise sobre a Cena Metálica Mossoroense”. Uma sessão que me chamou atenção foi a DARK CIFRAS com letras e cifras de uma música do OLDLANDS!  No final do zine tem um poster formato A4 do USURPER. São no total 44 páginas de muita história do Metal Nacional, unindo o velho e o novo! A próxima edição já está sendo anunciada para julho!!! Corram atrás e apoiem mais um grande trabalho.

Contato: afcumarizal@gmail.com    (84) 99601-3870

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar