Há muito tempo que o heavy metal deixou de ser apenas jovens com cabelos longos e tocando seus instrumentos com o máximo de ódio possível. Muitas bandas e músicas foram crescendo dentro de suas propostas e transformaram sua arte em uma experiência quase sensorial. O NRVK é uma dessas bandas. O nome da banda vem da palavra NARVIK, cidade norueguesa em que o músico Robert Burås morava. Os músicos que formaram o NRVK eram muito inspirados por sua música e resolveram homenagear o músico falecido.
O black metal criado por essa banda alemã é extremamente perturbador e a construção melódica apresentada passa longe de padrões mais expansivos. É instrospecção e frieza envolvidos em uma crueza calculada. São apenas três longas faixas que compõem o álbum “THGHTLSS LGHT” e as três representam de forma clara a descrição de sua música que apresentei no início da resenha.
“Shattering the Vessels” abre o EP e te envolve com sentimentos totalmente opacos. É uma composição para baixo, sem momentos de êxtase, pelo contrário. A desolação define os riffs e o andamento dessa música, algo como se o ouvinte estivesse sozinho em meio ao ártico e olhando para um vazio branco e gélido. A segunda música “Womb of Lilith” traz mais agressividade ao som, porém mantém o clima de obscuridade reinante. As dissonâncias são reflexivas e impertinentes. As melodias se tornam mais intrigantes.Os momentos de normalidade são os que lembraram o Satyricon na época do “Nemesis Divina”, mas nada em conexão com a velocidade, apenas alguns climas criados.
A última faixa desse material é “Into the Patterns of Ajna” que é uma música mais complexa em sua estrutura, que traz arranjos muito bons e onde, ao fechar os olhos, você realmente se vê em um vazio. O NRVK é uma banda que realmente conseguiu entregar uma música que exemplica o que o black metal pode ser em termos de uma música longe da ideia do comercial. Isso aqui não tem como agradar a quem não conhece o estilo de verdade. Não mesmo. É arte, obscura e profunda. Muito bom mesmo. 9/10
Data de lançamento: 14/06/2019