Resenhas - LPs/Cds/K7s

OLDLANDS – Source of Eternal Darkness

Diabo Records e Sangue Frio Records - Nacional

Projeto one-man-band do multi-instrumentista Vox Morbidus, que também faz parte de diversas bandas do cenário paranaense como EVILUSIONS, MORTUO, SADSY, WARMONY, WAKING FOR DARKNESS e DURESS SOULLES. Este trabalho nos transporta a saudosa e conturbada década de 90 onde o Black Metal tomou proporções mundiais em termos de bandas e fatos ligados a esse filho negro do Heavy Metal. ” Source of Eternal Darkness” é um trabalho calcado no Black Metal feito nessa época principalmente por bandas escandinavas como EMPEROR, DARK THRONE, MAYHEM.

A gravação tem todo aquele “ranço” de época, uma atmosfera suja e fria. ‘Prayers for Nothing’ inicia o CD, após um dedilhado acompanhado de um vento tempestuoso, vem aquela fúria típica, tendo uma variação de andamento em certo tempo. O vocal ultra rasgado e estridente completa  esse hino, tendo em alguns momentos um vocal tipo que fantasmagórico, dando um toque a mais. Contudo, a próxima música, ‘ Rotten Nazarene’, certamente tem toda característica daquele Black Metal que ouvíamos em fita cassete, onde muitas vezes, e no máximo, tinha escrito à caneta o nome da banda e o disco. É violência e brutalidade do início ao fim ! A música ‘ Field of Victory’ segue o mesmo caminho, havendo um momento em que ouvimos um som de batalha, enquanto a guitarra faz uma bela base por cima, enriquecendo a música.

Destaco as músicas ‘ I Just Want to Die’ e ‘ The Chosen One’. A primeira, mais lenta e bem cadenciada, com bons arranjos, variações e riff interessante, um vocal rasgado que varia com um vocal postado/falado dando todo um clima.  Já a segunda, me fez LEMBRAR (que fique claro) aquele Black Metal Oitentista feito por VENOM e HELLHAMMER, possivelmente a melhor deste trabalho em minha opinião. Por fim, temos um cover da banda mineira ESCARAVELHO DO DIABO, com a música ‘ Metal Maldito’. CD lançado em 2019, formato digipack.

 

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar