Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

PACTUM – Nigredo

CD 2020 - Drakkar Productions - South America Division

Depois de um hiato importante nos seus lançamentos, Pactum retorna em grande estilo lançando um material que já impressiona pelo cuidado gráfico, um Digipack de três painéis e um encarte simples e direto, porém muito bem adornado por imagens marcantes e simbólicas como pano de fundo, além de importantes informações sobre o significado do título, e a letra de duas de suas músicas.
“Nigredo” também nos apresenta um novo baixista, um músico experiente com passagens em importantes bandas como Labar´Oculto, Mausoleum, Wodanaz… é o baixista Odes in Tenebris, e esse diz logo a que veio na música de abertura desse EP. “Apoteosis of Evil” faz jus ao seu título, pois mostra um Pactum impressionante, com uma composição de elaboração perfeita, mesclando passagens lentas com aquelas levadas que as bandas escandinavas faziam tão bem, claro que tudo muito bem estruturado nos velhos mestres do Metal Negro dos anos oitenta, entre Venom, Hellhammer, Bathory… está tudo ali, mas isso não fica tão evidenciado, já que Pactum usa muito de recursos próprios em suas composições e isso é extremamente louvável.
A segunda faixa é algo inesperado para uma banda de Black Metal, apesar de entender que assim como eu e muitos outros amigos que conheço, Dead Can Dance é uma unanimidade aos que apreciam música sombria, a Pactum nos traz uma releitura, na linha Black Metal para a faixa “The Trial” do primeiro álbum da banda Australiana lançado originalmente me 1983. “And our lives will be forced to accommodate/The perpetrators of our own bastard race” é o ardil de The Trial.
A terceira faixa é “…Of Eternal Chasms” que nos apresenta um Pactum um pouco mais próximo do que ouvimos em seus últimos álbuns, sem perder aquela chama do início de carreira, que estava impregnada em sua segunda demo lançada em 1999 “Ad Majorem Luciferi Glorium” que faz parte deste EP como Bonus Tracks, aliás, já havia tempo que os admiradores da Pactum ansiavam pelo relançamento deste material em CD e, em momento mais que oportuno o material é lançado em Nigredo.
A Pactum pretende lançar seu novo álbum completo já em 2021, também pela Drakkar e promete ser um daqueles álbuns magnânimos já demonstrado como aperitivo neste EP, vale chamar atenção dos admiradores da banda para a entrevista feita recentemente com a banda publicada aqui na Lucifer Rising (clique AQUI). Enquanto isso, busquem por esse material mortífero e o escute cercado pelas trevas e um vinho seco.

Confiram a faixa “Apotheosis of Evil”:

Mostrar mais

Anton Naberius

Vocalista da Eternal Sacrifice (Pagan Black Metal) Professor de Arte Visual, Artista Plástico e Especialista em Arte e Patrimônio Cultural.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar