Resenhas - Zines

PECATÓRIO ZINE #20 – Setembro/20 -Janeiro/2021

Comemorando 20 anos na trajetória dos zines impressos, o PECATÓRIO ZINE faz uma merecida homenagem ao saudoso Juarez Távora em sua capa. Uma releitura da capa do clássico disco “Alcohol Rules” do CIRRHOSIS, agora com o Juarez inserido nela. A capa deste trabalho já é um grande destaque. Parabéns Carlos pela ideia e ao Júnior Avelino pela arte. Só faltou um “Fora Bolsonaro” rabiscado no balcão…

Mas vamos ao conteúdo, pois já que iniciamos falando da velha escola, a primeira entrevista é com a pioneira do Death Metal holandês; THANATOS. Uma boa entrevista com um dos fundadores da banda em 1984, o maníaco Stephan Gebédi. Após, temos um grande representante do Heavy Doom nacional, a banda UNHOLY OUTLAW que lançou em 2019 um excelente trabalho, “Kingdom Of Lost Souls”. Quem não conhece, procure ouvi. Não vai se arrepender!

Do Canadá encontro a DEVOURING VOID. Banda até o momento desconhecida para mim, mas que já fui procurar conhecer. Como eles próprios afirmam, tem duas principais influências: Darkthrone“Under A  Funeral Moon” e Urgehal-Arma Christi”. Procure conhecer!

Quebrando a sequência de entrevistas encontramos dois textos falando (obviamente nada bem) sobre a Igreja “puta” Católica, sendo um com o curioso título: ” Por que o Canadá quer que a Igreja Católica peça Desculpas a 150 mil crianças”.

Voltando para a programação normal, a velha guarda mais uma vez se faz presente nesta edição.  Um bate papo com Claudio Screpetz baterista da banda CRIMSON DAWN PROJECT. Cláudio foi um dos fundadores da lendária banda Guehenom e hoje tem essa banda que “mescla um Metal com elementos de Progressivo”, junto com ex-integrantes do Morcrof, Clenced Fist e Folk Lord. Em seguida surge mais uma desconhecida para mim, os australianos do ATRA VETOSUS. Segundo a entrevista fazem algo em torno de um melódico e atmosférico Black Metal, algo que preciso conferir!  Das terras lusitanas temos o HELLSPIKE levantando a bandeira do Speed Thrash da velhas tradições metálicas. Uma entrevista extensa e interessante, vale a pena.  A Grécia indiscutivelmente sempre é representada muito bem por grandes bandas de Death Black Metal. Nesta edição temos a banda PROMETHEUS, falando sobre as influências do Metal grego dos anos 90, outras influências, formação, temas e o Metal atual (“É por isso que não consigo acompanhar a cena do Metal Extremo de hoje. O som de plástico não é para o Black Metal”), além da conhecida por uma grande parcela do público brasileiro, AGATUS! Para quem não sabe, o mentor Chris Dorian (Eskart the Dark One) é irmão de Dimitrios Dorina, mas conhecido como Archon Vorskaath do Zemial. HAVUKRUUNU surgi representando o Black Metal finlandês. Formado por membros que participam de outros projetos/bandas com nomes secretos (!!!????) “para manter alguma mística sobre a banda”.

As tradicionais resenhas de zines, demos, cds (incluindo as sessões “De volta ao Fronte”, “Nem só de Metal Viverá a Humanidade” e “Disco Perdido”) não podem faltar, assim como, textos interessantes que sempre circulam nas edições do PECATÓRIO ZINE. Dessa vez temos um engraçado e muito realista papo entre os personagens “Gobrinaldo e Jubiscleiton” em Pago mesmo….(o que tem de Gob e Jub em nosso meio..hahahahaha).  temos o texto “Curiosidade Metálica”, uma pequena bio da banda GEHENA, a sessão “Uma Demo para Relembrar” (ANTROPOPHAGICAL WARFARE– “Alone In the Shadows”), sessão Jornal Infernal e Flash Black falando do disco Brasil do RATOS DE PORÃO (por Alexandre Virgílio) e por fim, a sessão “Quem vê Capa não Vê o Discão”.

Que essa apenas seja a vigésima edição de mais 40 edições que anseio para o futuro. Que após a aposentadoria precoce do estimado Carlos Soares, devido ao uso excessivo de álcool, a querida Diva Maria mantenha a tradição do PECATÓRIO ZINE, que já se tornou dela por direito.

Contato: (86) 998285234

 

 

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar