Resenhas - LPs/Cds/K7s

PROFANE WAR – When the Bombs Fall (MCD 2019)

Pictures from hell distro / Temple Bizarre Cult - Nacional

Aqui temos um MCD desta banda Soteropolitana formada em 2014 e esse é seu quarto registro e segundo EP. O trabalho está com uma estética sonora bem próxima dos anos 1990, com algumas similaridades à bandas como Dark Funeral e Dark Throne em seus álbuns mais voltados para o Unholy Black Metal.
As músicas são muito bem construídas, mas possuem em sua estruturação conceitos mais simples, mais diretos, talvez para marcar como elo entre as concepções líricas da banda ou a temática proposta pelo nome da banda, assim me pareceu ao ouvir diversas vezes esse bom trabalho feito por eles no “When the Bombs Fall”.
Na parte instrumental, propriamente dita, percebe-se uma boa gravação e dá uma nítida noção do trabalho de guitarras e vocal feitos por eles, que por sinal se encaixam perfeitamente, o baixo é muito eficiente, enquanto que a bateria foi muito bem elaborada apesar de pessoalmente preferir as gravações orgânicas a bateria programada neste material me pareceu bem natural, principalmente na timbragem. O EP contém oito faixas distribuídas em 24 minutos, e posso destacar a faixa de abertura “When the Bombs Fall” que carrega consigo toda a percepção que tive quando referenciei o som com a timbragem dos anos 90, e essa música é emblemática por isso. Também destaco a quinta faixa “Sobre o Manto da Morte” cantada em português, algo que vem crescendo no cenário nacional faz um tempo, principalmente por muitas bandas mais “novas” e isso é muito positivo para a cena, quebrando alguns estereótipos e ao mesmo tempo valorizando uma língua usual para nós, mesmo não sendo a nossa língua nativa… enfim.
Como dito antes, os trabalhos de guitarra são muito interessantes em mesclar as sujeiras da distorção com melodias agudas e rápidas, a variação rítmica também se mostra muito eficiente na maior parte do material, talvez eles tenham pecado um pouco nos cortes abruptos de suas intros, mas no geral é um trabalho muito promissor e este material é um belo portal de visibilidade para propostas e saltos maiores para esta digna horda nacional. Quero também destacar o excelente material gráfico e as ilustrações de Emerson Maia que, mais uma vez, mostra toda sua habilidade e criatividade macabra. No mais, todos estão de parabéns pelo material e recomendo aqueles que apreciam Metal Negro com toques de tradicionalismo e bestialidade.

Mostrar mais

Anton Naberius

Vocalista da Eternal Sacrifice (Pagan Black Metal) Professor de Arte Visual, Artista Plástico e Especialista em Arte e Patrimônio Cultural.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar