Pqp ! Que heavy metal é isso aqui ? Quando se fala em heavy metal o pessoal tende a pensar primeiramente em bandas como Iron Maiden e Manowar e suas marcas registradas musicais. Eu já penso em banda como o Satan, o velho Grave Digger e com certeza agora pensarei no RAM e nesse álbum que acabou de ser lançado em versão nacional.
“Rod” é o quinto álbum desse grupo sueco e o primeiro a ser lançado no Brasil e a qualidade da música executada por eles é realmente surpreendente, inicialmente por causa das bases e riffs. São totalmente agressivos e “fucking metal”. Até os momentos mais melódicos não são tão mela cueca. Se você quer conhecer o som deles indico ouvir logo de cara a primeira música “Declaration of Independence”, que em vários momentos chega a soar como um thrash metal na linha do imbatível Sacrifice canadense. É uma música muito, mas muito pesada. “On the Wings of no Return” já é uma música mais tradicional e o andamento lembra um pouco Accept antigo e algo de hard rock, principalmente nos vocais. Puta solos de guitarra nessa música, aliás, no álbum inteiro. O trabalho das seis cordas é irrepreensível.
“Gulag” deve ser um clássico ao vivo, pois é uma música para bater cabeça, um heavy metal classudo e totalmente old school. A próxima música é outra pedrada na cabeça “A Throne at Midnight” é uma música que soa brutal em sua execução… Será que existe “brutal heavy metal” ? hahahha Não tem nada porrada aqui, mas a selvageria do riff e das bases é tão grande que a música soa brutal. “Ramrod the Destroyer” é dividida em várias partes e traz um trabalho que continua o alto nível das músicas anteriores. Realmente é um álbum muito acima da média do que tenho ouvido por aí em termos de heavy metal.