Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

Ravendark’s Monarchal Canticle / Wargoatcult – Bestial Supremacy

Hammer Of Damnation (Nacional) / Obscure Command Productions

Muitos dirão: “ain.. não é um lançamento 2020...”, Não criança chorona, não é, mas é um item que tem uma relevância brutal na história do METAL EXTREMO. Eu poderia dar milhões de razões para isso, mas vou fazer melhor, vou comentar a razão e o quão atual é esta postagem.

O Ravendark’s Monarchal Canticle celebra este ano 10 anos deste lançamento memorável ao lado da besta espanhola Wargoatcult, que lançou um full devastador intitulado The Wargonaut que estará por aqui muito em breve.

Imagine a cena underground 10 anos atrás, todas as mudanças que o metal vinha sentindo com todas as mudanças e devastações  que estávamos vivendo, CAOS: Israel atacando frotas humanitárias na faixa de gaza, eleições caóticas pelo mundo, wikileaks entre tantas outras coisas, nada mais justo que o RMC trazero seu “Metal de Guerra” para as trincheiras do underground. Na época o Wargoatcult não tinha nenhum full, mas o RMC já tinha o destruidor “Sob a Bandeira do Ódio e da Arrogância” e “A Ascensão da Arrogância, Ódio e Intolerância

O split levou o metal extremo nacional para a Europa, o RMC passou a circular no velho continente com a força de uma máquina de guerra. Enfim, “A Bandeira” paulista foi divulgada de forma ampla e o presente split é considerado como o “Primeiro Material do RMC“, esta obra prima ainda marca mudanças estratégicas nas trincheiras: há uma mudança sensível com foco no WAR METAL, abandonando um pouco a artilharia Thrash Metal que os combatentes vinham municiando suas armas.

Ravendark's Monarchal Canticle - Encyclopaedia Metallum: The Metal ...

Como um devastador ataque vesicante de gás mostarda, o som fere e faz o que o Ravendark’s Monarchal Canticle tem de melhor: Nos leva ao front. Destaco a atual faixa “Quarentena” que funciona como um caleidoscópio dos dias atuais. O peso e alicerce dos guerrilheiros falam por si só. Eu poderia mencioná-los, exaltá-los, dar medalhas, distinção de mérito, mas isso não contribui para a taxa de mortalidade sonora deste artefato belicoso. Ele fala por si só.

E se Hans Thacher Clarke em 1913 quando indagado sobre os efeitos do gás mostarda, tivesse ouvido este álbum a resposta seria a mesma, ambos causam o mesmo efeito: “Quando não causa a morte, ele danifica o DNA, elevando dramaticamente as chances de câncer. ” Outro destaque é a cover “A Fúria das Montanhas” e “Rescaldo“, que não pecam na agressividade e nas afinações sujas e baixas das guitarras.

E o lado do Wargoatcult?

Guerreros bastardos del metal
Puta blasfemia en la cara de Cristo
Oscuro semen negro destroza sus vidas puras
Gritan los demonios en el nombre del maldito

Veneno en la sangre
Cruz invertida, negación infinita hacia la luz” – Batallón de Castigo (Wargoatcult)

Devastação por trás das linhas inimigas, infiltração cirúrgica de Necrotomb que conduz essa maquina de guerra sozinho. Se você tem alguma dúvida de como o METAL deve soar eu te conto agora com o Wargoatcult: a frente do seu tempo, muito a frente. Você pode chorar pela “qualidade” de algumas passagens em outros trabalhos deste monstro do underground, mas não aqui: O que temos aqui é um trabalho feito para trazer uma mensagem e um conceito definido de que as letras em espanhol são diretas, cortantes e celebram a morte com louvor excelso. As guitarras são orgânicas e brutais, não soa como algo comum e isso é intencional.

Faixas como “Corona Muerta con Cuernos” e “Batallón de Castigo” passam a mensagem de que Bestial Supremacy é o título ideal para esse split. O bônus vem pelo cover do Black WitcheryUnholy Vegenance of War“. Outro ponto interessante são os vocais: Estão presentes e não estão, são etéreos, assustadores e parecem não se materializar, típico medo de sirene antiaérea, você sabe que há um impacto, mas não sabe onde e isso é avassalador.

wargoatcult (@Wargoatcult) | Twitter

NOTA: Sério? Se você esperava nota não ouviu RMC ainda.

TRACK LIST:

Ravendark’s Monarchal Canticle
1. Metal de Guerra 04:51
2. Quarentena 04:07
3. A Bandeira 02:59
4. A Fúria das Montanhas 05:28
5. Rescaldo 05:13

Wargoatcult
6. Santos Negros en Tierra Maldita (Intro) 01:59
7. Corona Muerta con Cuernos 04:33
8. Batallon de Castigo 04:30
9. Nadie Espera el Fin del Mundo 04:50
10. Unholy Vengeance of War 04:11

 

Link para compra: https://blackmetalstore.com/?s=ravendark&post_type=product

 

Mostrar mais

Ricky Lunardello

Historiador e Sociólogo, Pagão de alma Viking, apaixonado pelo Metal Extremo e pela cultura underground.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar