Já faz um tempo que espero uma nova edição do SEPULCHRAL VOICE ZINE! Tempos difíceis, bem sei, que acabou prejudicando diversos lançamentos, principalmente no início da pandemia. O editorial fala um pouco sobre esse período, mas também sobre o que é viver essa arte subversiva em que os fanzines fazem parte.
Mas enfim, esta nova edição surge com a mesma qualidade que a edição anterior. Fanzine em formato de livro, tamanho A5 com 104 páginas. O amigo André Chaves e sua turma de colaboradores nos trás nesta edição a THE BLACK SPADE e o bate papo com o guerreiro Cavalo Bathory, falando sobre a banda seus trabalhos e a trajetória desse cara que já tem o nome marcado no Underground nacional e nas fendas do inferno. O design da entrevista é pesada e obscura, em consonância com os ideais da banda. Da minha velha Bahia, da cidade onde um caldo podre exala Death Metal doentio, surge a ROTTENBROTH, que recentemente lançou o debut album ” Necroceremony Vomitorium” pelo selo chinês Awakening Records. Em seguida, surge uma banda que confesso preciso conhecer mais, DEATH BY STARVATION. A banda está na ativa desde 2013, tendo já um full album lançado e um split com a banda Vazio. Curiosamente os pseudônimos dos membros da banda são numerais em algarismo romano tais como I, II, III, IV e V.
Representando o Thrash Metal nesta edição, temos a SCHOOL THRASH do Maranhão: “Somos eternos alunos e todos os dias estamos aprendendo mais no Metal.”. Já representando a música arrastada temos a renomada THE CROSS. Desde seu retorno a está terra pandemica a banda não para de produzir. Entrevista feita pelo Jaime Amorim, um cara que conhece muito bem a banda. Senão me engano já vi foto dos dois juntos na década de 80 (Primeiro Rock in Rio ou Venom/Exciter no RJ).
Continuando encontramos a banda de Death Metal BURIAL TEMPLE de Brasília. A cada dia que passa os caras vem ganhando destaque na cena com membros atuantes em diversas outras bandas/projetos de estilos distintos dentro do Metal. Seguindo em frente, retorno ao passado e com ele boas lembranças. Gratificante lê a entrevista com o Wilson da loja/selo HEAVY METAL ROCK. Conhecer toda sua trajetória e luta por algo que acredita. Quantos e quantos pedidos de gravação em fita cassete fiz junto com amigos! Era o nosso MP3 .. hehehe
O Speed Metal nacional é representado pela banda ÁLCOOL. UM bate papo rápido englobando a história da banda e sua postura diante do governo atual ( o debut album ” Alta Velocidade“, em sua arte da capa, tem em sua ilustração a cabeça de Bolsonaro com uma flecha encravada numa lata de lixo). O Death Metal volta com tudo ao depararmos com o OPEN THE COFIN, projeto one-man-band do veterano Cláudio Slayer, fundador da renomada banda de Death Grind Expose Your Hate e que teve uma grande receptividade no cenário nacional com o EP “Only Death Prevails“. Quando passei para próxima página e vi o logotipo da CADAVERIZE pensei: “caralho, lá vem umas 20 páginas de entrevista!” …. hahahaha… é que o Carlos Nephasthormm gosta de falar, ou no caso, escrever. Brincadeiras a parte, é sempre interessante seus comentários e pontuações. Sai do eixo de respostas pré formadas e desenvolve bem os assuntos. INCOGNOSCI é outra banda que não tenho quase nenhum conhecimento e preciso da uma conferida. Seu último trabalho “A Biography of Madness” foi masterizado pelo ex guitarrista do Rotting Christ, George Bolos.
Das terras do Tio Sam temos a única banda gringa desta edição. Banda que lançou um clássico do Death Metal noventista; “Screams of Anguish”. Infelizmente a BRUTALITY encerrou suas atividades, mas vale a pena conferir esses que possivelmente foi a última entrevista da banda. Uma das bandas que considero mais fudidas da nossa cena e tem uma sonoridade fantástica é a L’ABAR ‘OCULTO que surge nas páginas deste zine “…para dizer ao homem, e somente ao homem, que o dorso curvado é uma afronta à Vontade e as legítimas pulsões que habitam as entranhas do ser”.
Para a turma que não dispensa resenhas, a sessão “Reviews Sepulchral Noise” tem nada mais que 26 páginas!!! Ainda há espaço para dois textos: ” Livros sobre Metal invadem o mercado editorial brasileiro” e outro sobre o histórico disco “Dividir e Conquistar” do DORSAL ATLÂNTICA. Por fim, uma entrevista com W. Hansen Pessoa, membro da finada e saudosa MEDICINE DEATH!
Ah! E não se esqueçam de conferir a última página desta edição. O recado e dica está dado lá: FANZINE-SE.
Contatos: sepulchral.voice@gmail.com
Instagram: Sepulchral Voice Fanzine
Facebook: Sepulchral Voice Fanzine
Confiram abaixo três vídeos relacionados a está edição: