É, vamos lá, antes de mais nada, confesso que este CD se tornou um dos discos de cabeceira, como dizem os mais aficionados, hehe! Quando recebi este CD, o que mais me chamou a atenção, de primeira vista, foi o encarte simples, mas muito bem detalhado, um esmero e primor abismal. Todas as letras e informações necessárias, um layout old mas muito agradável aos olhos famintos por arte underground!
A SUMMUM HEREDIS foi criada por membros do valoroso GEHENA, o som hora chega a lembrar um pouco do que o Rotting Christ fazia nos idos da DT Ades Winds, mas, com um pouco mais de crueza nos riffs… Taijasa, vocal e teclados, (o mesmo já esteve presente nas bandas Lunar, Nashemah, Pactum, ex-Lord Sergulath (live), ex-Angel of Light), meu amigo Adie, bass, o conheci nos idos das cartas, quando era correspondente do Gehena; Armando, bateria, também vindo do Gehena, e, Sebok, guitarra, que também fez parte do Nashemah, ex-Critical Fear. Como podem ler, um quarteto que nitidamente viveu/vive underground!
Os 4 primeiros sons são do SUMMUM HEREDIS, sendo o primeiro uma intro, macabra e ritualística, “Corpus Est…Templum Est”, após temos a “Sob a Negra Luz”, em seguida temos “In The Arms of Nyx” com riffs hora heavy e um vocal black/doom e o teclado que lembra muito Forest of Nagay, mah, viciante este som, hehe! E, por último temos “The Last Dance” com um teclado magistral, simples e direto, lembrando muito o Gargula Valzer, alias, o timbre de vocal também o lembra algo…, vale lembrar que estes sons foram gravados em 2016. Mah, que atmosfera musical linda esses k-ras criaram! Hailz SUMMUM HEREDIS!
NETZACH, aqui com a nomenclatura de NETZACH LE – A’ ARAB ZARAQ, estes Manauaras executam um Black Metal ritualístico muito fuderoso, exaltando em suas letras, o misticismo, luciferianismo, a Kaballah…, também atuantes em outras hordas, sempre vociferando o BM.
“Babalon Cluvi”, quinto som do split, sendo o primeiro do NETZACH, 7:32 de um Black Metal arrastado, beirando o Depressive e o Doom Metal. “Encanto Sabático”, está já mais rápida, guitarras mais frias, bateria hora bate estaca hora lentas…, “Subversão Luciferiana” tem aquela pegada bem distinta com o Raw BM das bandas 80’s; “DCLXVI – A Superior Manifestação do Ser” já é bem mais técnica, beirando o Into the Pentagram! Este foi o som que mais curti, ele é dividido em 2 atos, sendo Ato I – Shemesh (VI) e Ato II – Levanah (IX), e, para fechar o CD temos “Heresis Tenebrarum Luna Nigra”, que é um bônus track, que fecha de forma magistral este fuderoso split!
Os sons do NETZACH LE – A’ ARAB ZARAQ foram gravados entre 2016 e 2017 no Umbra Gaya Studio.
A formação que gravou é:
Anderson Lucifero – guitarra, baixe e vocal (também do …Do Fundo… Abismo); Lord Cerberus – bateria (também do …Do Fundo… Abismo, Ocultus Sathanas, Baal Barbatos, Black Dolmen, Blasphemy Contemplation, Gloria Satanas, Jesu Perversvs, Precípicio, Sinuos Serpent); Diego Moriendi – backing vocals (session).
Este split se tornou indispensável aos apreciadores do Black Metal!
Foi lançado com a parceria dos selos Erinnys Productions e o Culto ao Metal Distro.