Resenhas - LPs/Cds/K7s

SUTURA – Clasta

Independente - Nacional

Fico impressionado como o Brasil é capaz de criar bandas de alto nível, um país com músicos formidáveis espalhados nos seus quatro cantos prontos para aniquilar a todos com sua extrema capacidade.
E é com estas palavras que inicio este review, ouvindo o álbum dessa banda carioca a reação não poderia ser diferente.
Sutura é uma banda realmente incrível pela sua qualidade musical e ainda mais porque sentimos neste material que essa banda está pronta, indubitavelmente pronta para o mundo.
O peso aliado a sua alta capacidade de composição resultou em uma obra digna de exportação, aqui encontramos desde melodias impregnantes até os riffs mais pesados e técnicos, uma mistura que posso garantir que são poucos que conseguem executar com maestria.
Ouvindo atentamente este CD senti muito latente influencias do Thrash Metal clássico passando pelo Death Metal que vai do tradicional ao extremo e com climas maledicentes. Vou ser mais preciso em minha afirmação, imagine algo como Destruction, (old) Anthrax passando por Napalm Death e ainda sim com melodias gélidas e pálidas de bandas como Dark Funeral, (old) Emperor e Dark Throne… bom é isso… incrível não?
Eles conseguiram esse feito até então dificilíssimo de executar, mas não pense que são um plágio das bandas no exemplo acima, pois não se trata de plágio, eles conseguiram uma identidade muito própria.
Isso sem falar que também algumas passagens com a frieza do Black Metal…. ouça e tire suas próprias conclusões.
A produção deste álbum ficou realmente muito boa, áudio com muita qualidade e um esmero notório em toda sua parte gráfica, um excelente material para estar em sua coleção.
Neste primeiro álbum o Sutura nos brinda em sangue com 10 músicas que mostram a capacidade destes caras em fazer metal forjado no fervor de sua paixão pelo estilo.
No seu conteúdo lirico a banda não decepciona, as suas composições transitam de temas como niilismo, morte, sofrimento humano e muita maldade. Um ótimo material para aqueles assim como eu que gostam de devorar as letras junto com áudio.
E já que falei de quase todos os pontos deste material, vamos às suas músicas… isso te garanto… prepare-se para uma imersão no que há de mais fudido do metal…
Ao iniciar a banda já começa com força total, “Solstice”, uma ótima escolha para começar o massacre sonoro. Esta composição começa com um aura leve e escura e que se transforma em ódio total numa devastação oriunda do peso, cadencia, melodia e também velocidade.
E ainda destaco “The Grave Awaits Your Flesh” com riffs impregnantes e o refrão que repete o titulo da música que nos torna impossível não berrar junto, e nesta faixa tem passagens com uns fraseados de contra baixo de arrepiar e solos tão bem executados que me da impressão que estes caras já tem uma certa bagagem… não são músicos de primeira viagem.
“Covenant Of The Wicked” começa num clima misterioso que logo o massacre toma conta da composição com vocais medonhos, algumas passagens bem tradicionais que se fundem com blastbeats infernais.
A música “Clasta” é uma composição que apresentam muitos pontos altos e interessantes, é também a música que mais define essa banda por tudo que já escrevi acima… é uma viagem… não é atoa que foi a música escolhida para intitular o álbum.
E para finalizar destaco também a “Only Darkness Will Remains” fraseados que nos remetem muito ao Heavy Metal tradicional e que se torna uma pequena introdução para a excelente “Mountains Of Grievance”, a melhor faixa deste álbum na minha humilde opinião, aqui temos um Death/Black muito empolgante que dá vontade de bater cabeça do inicio ao fim, com suas passagens muito vem desenvolvidas e melodias tensas… tem momentos que se tornam caóticos. E nesta mesma música em um certo instante ouço ventos frios e soturnos e a banda me impressiona com o mais puro Black Metal nos seus riffs que realmente me deixou arrepiado. Confira!
Como já tinha escrito acima, essa banda está pronta… não consigo apontar algo que precise melhorar. Aqui temos músicos competentes, composições fenomenais e o mais importante de tudo… indenidade própria e uma execução de nos deixar boquiabertos.

Veja abaixo o video clipe da música “Clasta” :

E veja o lyric video da música “Solstice”:

Mostrar mais

Luis Lozano

Programador e designer gráfico para a web, com diversos trabalhos realizados com foco na informação e fortalecimento do underground.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar