Entrevistas

THE CROSS – “Still Falling” é reviver 25 anos atrás e isto é muito bom!

Sem dúvidas nenhuma, o THE CROSS é um dos principais nomes do Doom Metal sul-americano, com diversos clássicos lançados, a banda segue no momento divulgando o atual trabalho “Still Falling”, que vem ganhando grande destaque na cena nacional. Hoje conversamos um pouco com o vocalista Eduardo Slayer para saber um pouco mais sobre este e os demais projetos da banda, confira:

Eduardo Slayer, Foto por: Divulgação

É uma alegria enorme estar conversando com os pioneiros do Doom Metal brasileiro. Então, antes de mais nada, fale um pouco sobre a história do THE CROSS para nossos leitores.

Eduardo Slayer – Saudações a todos obrigado pela oportunidade de estar aqui, vamos lá o The Cross começou a acontecer mesmo com ensaios em abril de 1992, nós começamos a escrever e compor em 1991, um grupo de cinco amigos que ensaiavam juntos, éramos muito fãs do Candlemass/Trouble (fase antiga) e resolvemos ir por este caminho. Até então não se ouvia este termo “Doom Metal” por aqui no Brasil, isso é um resuminho porque se for falar da história mesmo (risos)… dá um grande livro.

THE CROSS é uma banda muito respeitada em todo cenário sul-americano, conte-nos, como vocês recebem este respeito? Vocês conseguem perceber isso que a banda carrega fãs neste nosso vasto underground (coisa rara nos dias de hoje)?

Eduardo Slayer – (Risos) Temos um passado honesto com a música que nos propomos a executar, a banda recebe este respeito e devolve com músicas e com humildade perante nossos fãs, o fã do The Cross não é só fã de Doom Metal talvez esta seja a razão temos respeito pela nossa música e no que produzimos, não nos influenciamos por modismo ou tendências isto também faz com que nossos fãs acreditem na banda e sejam compromissados com o The Cross.

Louis, Foto por: Divulgação

Bem, fale um pouco sobre o atual trabalho “Still Falling”. Como foi trabalhar em sua composição, gravação e produção?

Eduardo Slayer – “Still Falling” é reviver 25 anos atrás isto é muito bom, você olhar pra trás e ver que fizemos algo grandioso, uma banda do nordeste de Doom Metal de 1993 ter sua demo tape “The Fall” distribuída por gravadoras da França e EUA é motivo de alegria para banda, composição foi criar arranjos novos que não tirasse a essência de 1993 e conseguirmos isto na gravação produção foi nostálgico é como se eu estivesse entrando num ônibus e viajasse 25 anos atrás.

Ainda sobre a pergunta anterior, foi tranquilo lançá-lo? Vendo a dificuldade de se lançar um material nos dias de hoje?

Eduardo Slayer – Muito tranquilo, seis gravadoras acreditaram neste projeto e caiu como uma luva, já agradeci estas parcerias e reitero aqui novamente: “The Cross agradece demais a confiança na música que produzimos.”

Como vocês são um dos pioneiros do estilo no Brasil me desperta a seguinte curiosidade: Quais as principais influências da banda como um todo?

Paulo Monteiro, Foto por: Divulgação

Eduardo Slayer – (RISOS) A formação atual Mario (baixo) Luís (bateria) e o Paulo (guitarra) tem influência de muita coisa, no meu caso, Eduardo Slayer, tenho influências de muita coisa dos anos 70 anos 80 mais para compor e fazer as músicas da banda talvez a influência maior seja fatos que incomodam a maioria tipo: morte, desespero, depressão, angústia, isto a gente consegue explicitamente ter como influência na nossa música.

O THE CROSS tem a pretensão de fazer uma turnê europeia em suporte a divulgação de “Still Falling”?

Eduardo Slayer – Traçamos nosso cronograma até 2022, onde The Cross fará 30 anos de banda, aí sim estaremos na Europa, até lá temos novo disco de inéditas, o clipe que já está sendo escrito e 2021 a turnê sul-americana com Mystifier.

De toda a discografia, vocês acham que este atual trabalho é o mais completo da banda?

Eduardo Slayer – Todo disco tem sua importância, “Still Falling” tem a sua “Flames Through Priest” também e o homônimo “The Cross” é algo ímpar pra mim, mas a banda não se limita e eu penso que o melhor está por vir.

Mario Baqueiro, Foto por: Divulgação

A banda passou por algumas mudanças na formação certo? Na visão de vocês, isso ajuda, por que um novo integrante sempre traz coisas novas, ou atrapalha, por que acaba rompendo uma sequência de trabalho?

Eduardo Slayer – Eu sou único integrante da banda desde seu início, comigo já tocaram muitos músicos que de alguma forma ajudaram a banda, um novo integrante que tenha compromisso proatividade respeito a música e história da banda sempre vai somar isto é positivo.

Fale um pouco da cena baiana. Há muitos locais para shows? Há alguma banda nova que você indicaria?

Eduardo Slayer – A cena baiana é riquíssima de bandas de todas vertentes, locais para shows… é meio limitado, mas existem. Sim, infelizmente a Bahia tem um retrocesso de música, há anos estes estilos comerciais que não vou citar nomes pq não merecem, atrapalham e atrasam realmente quem pretende fazer uma música de qualidade, sobre bandas novas, vou citar duas promessas do Doom Metal: The Crypt e Nigrae Lunam.

Still Falling “EP” – 2019

Poderiam nos adiantar algum projeto da banda para este restante de 2019?

Eduardo Slayer – Novo projeto do The Cross é o tributo ao grande Novembers Doom, estamos compondo disco novo ensaiando e trabalhando nos arranjos, para o The Cross sempre existe um “novo projeto velho” (risos), o eterno Doom Metal.

Muito obrigado pela entrevista. Deixamos este espaço para a considerações finais.

Eduardo Slayer – Ficamos afastados 18 anos, voltamos em 2014 e não sabemos até quando estaremos aqui, mas enquanto estivermos nossa música será o Doom Metal sempre. Abraço a todos.

Assista abaixo alguns vídeos divulgados pela banda, apresentando seus convidados ilustres que participaram da gravação de Still Falling:

Lord Vlad (Malefactor)

Sergio “Baloff” Borges (Headhunter D.C.)

Alex (Dying Suffocation)

Camila Carvalho (Eminent Scorn)

Contato para assessoria de imprensa: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/thecrossdoom/
https://www.youtube.com/channel/UCAQmIpSnteUj6HDItI1oE_w
https://thecross.bandcamp.com/
https://soundcloud.com/the-cross-doom-metal
https://sanguefrioproducoes.com/artistas/THECROSS/69

Mostrar mais

Eden Lozano

Programador e designer gráfico para a web, com diversos trabalhos realizados com foco na informação e fortalecimento do underground.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar