Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

THE TACITURN – The Ultimate Sickness

CD-2020 - Eclipsys Lunarys Productions

No dicionário Online de Português encontramos a definição de taciturno: “Que é fúnebre ou que relembra pensamentos sobre a morte. [Figurado] Acometido por uma tristeza ou por uma sensação de descontentamento”.

Não há melhor definição para o sentimento que a música feita pela banda THE TACITURN nos transmite.  Fazendo um Funeral Doom Metal extremamente lento e sombrio, sua sonoridade nos transmite uma sensação fúnebre deveras melancólica.

Oriunda do Paraná, a banda apresenta “The Ultimate Sickness”. Trabalho de estreia do trio formado por Daniel Kröker (b),Paulo Kolb(d) e Wagner Müller(v/g/k), sendo esses dois últimos ex-membros da banda LACHRIMATORY.  O título de álbum parece até uma espécie de premonição do que estamos passando a nível mundial. Para muitos, (mais de um milhão e duzentos mil pessoas até 03/11) a Covid é a sua última enfermidade.

As faixas, curiosamente com os nomes de I, II, III e IV , parecem que sem completam, fazendo deste álbum como se uma única peça musical, tétrica e mórbida. Faixas longas entre  08 e 11 minutos que se arrastam numa melodia sorumbática recheada de teclados, bases lentas e uma bateria marcando o compasso de melancolia e dor. Os vocais de Wagner remetem a um ser que vive nas trevas em algum precipício infernal. Seu gutural ao surgir, dá mais peso nas músicas e transforma as composições ainda mais densas, caóticas e triste.

Tive uma certa dificuldade de lê o encarte, o tamanho das letras e a fonte escolhida, apesar de combinar com o layout  dificultaram a leitura e tradução. Acredito que as letras, em algumas passagens,  leve o leitor a diversas interpretações e divagações. Se foi intencional, conseguiram:  “…the little ones shall inherit the earth, Where dignity lies in humble harmony”.   

Ainda contamos por fim, com a música “Fallen” da banda finlandesa SHAPE OS DESPAIR com direito a vocal feminino pela convidada Mariana Kapusta.

Este trabalho é um “prato cheio” para os adoradores deste estilo arrastado, sombrio e depressivo.

Confiram a faixa III:

 

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar