Resenhas - Zines

THE UNHOLY CULT – ALMANAQUE 2020

Nada mais gratificante do que fazer parte de um trabalho sério e de um nível altíssimo de qualidade. THE UNHOLY CULT – ALMANAQUE 2020 é uma grande homenagem aos zineiros de todo território nacional. Homenagem àqueles que fazem acontecer, aqueles que são responsáveis pela grande divulgação do Underground e todo esse submundo que estamos inseridos. Uma arte que teve sua importância tão reconhecida no passado e hoje luta para manter firme a divulgação impressa pelos quatro canto do país.

Nesta primeira edição encontramos 5 representantes dos zines impressos, que contribuem já há longos anos para que esta arte não seja esquecida e volte a ser reconhecida como um dia foi. É uma honra para mim, ter feito parte desta primeira edição. Que venham diversas outras, com os mais diversos zineiros que encontramos nesta vasta terra, que cada vez mais nosso trabalho seja reconhecido e respeitado.

A ideia deste trabalho é realizar uma entrevista com cada zineiro, falando sobre esse universo, sua trajetória, dificuldades, batalhas, trabalhos, etc. As perguntas são praticamente as mesmas para cada entrevistado, cada um apresentando seu ponto de vista. Alguns semelhantes, outros bem diferentes.

Além da entrevista com cada zineiro, foi publicado também uma entrevista que o mesmo fez esse ano com alguma banda e que foi lançado em seus respectivos zines.

Dessa forma, início nas primeiras páginas do almanaque, contando um pouco sobre minha relação com zines e depois uma entrevista que fiz com a banda FUNERAL WINDS da Holanda, que originalmente foi publicada na edição 5 do THE GLORY OF PAGAN FIRE ZINE (março/2020). Em seguida temos entrevista com o incansável Weder Ferreira e após, a entrevista que o mesmo fez com nada menos que Wagner Antichrist do SARCÓFAGO, que saiu inicialmente na BLACKHEART MAGAZINE em março/2020.

Dando continuidade temos entrevista com outro  incansável (e agora alcóolatra), Carlos Nephastorm, editor do PECATÓRIO ZINE, entre outros que o mesmo edita. Sua entrevista publicada é com a banda CLAWN, lançada esse ano em seu zine.  Uma merecida entrevista foi realizada com Tiago Siqueira. Um dos zineiros mais atuantes do Brasil. Um cara que há anos contribui com o Underground nacional e que leva seu trabalho, o AKKELDAMA ZINE,  a ser reconhecido em todo o mundo. O mesmo optou por publicar uma entrevista com a banda de Black Metal sueca MÖRKGRYNING.

Chegando aos dois últimos representantes desta edição, contamos com nada menos que o grande Fábio Brayner e seu THE OLD COFFINS SPIRITS ZINE. Um dos zines de maior repercussão nos últimos anos, o cara vem chamando atenção com seu trabalho e contribuindo enormemente para a divulgação dos zines impressos.  O mesmo escolheu por publicar uma entrevista que realizou com um dos grandes representantes do Death Metal atual, a banda dinamarquesa/turca, HYPERDONTIA. Por fim, outro grande zineiro, respeitado entre o Necrounderground e grande conhecedor do Metal Extremo nacional dos anos 80/90, Ricardo Teixeira e seu NECROLATRIA NUCLEAR DEATHNOISE ZINE. Um zine que busca sempre resgatar bandas “esquecidas” e adormecidas no longo dos tempos. Aqui a entrevista que o mesmo escolheu foi com o lendário Vincent Crowley & ACHERON.

Ainda pude contribuir em duas páginas com a divulgação do conteúdo de diversos zines lançados esse ano: NEGRAS ALIANÇAS ZINE #03, CORONATUS ZINE #01, PAGAN VASTLANDS ZINE #09, WARFARE BOOK ZINE #02, CANGAÇO ROCK INFORMATIVO #02, CALABOUÇO CADAVÉRICO ZINE #01, THE OLD OF COFFINS SPIRITS ZINE #04, THE GLORY OF PAGAN FIRE ZINE #05, ZINE DEATH METAL #38, DARK GATES ZINE #07, SERAPH ZINE #05, CTHULHE ZINE “12, HARPIAS ZINE #03, SINDICATO DOS ASSASSINOS ZINE #07, ESPLENDOR DOS TÚMULOS ZINE #01 e PECATÓRIO ZINE #19.

Contato: https://www.facebook.com/blackheartbrazil

 

 

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar