Resenhas - LPs/Cds/K7s

TRANSCENDING OBSCURITY – 2021 Label Sample (Digital)

Transcending Obscurity Records

Pessoal que já passou dos quarenta anos deve se lembrar de uma época anterior à internet. Um mundo estranho onde descobrir uma nova banda era uma tarefa um tanto quanto mais difícil e, por que não dizer, agradável.  Uma das várias formas de se encontrar novos nomes era através das coletâneas que vários selos, zines e tape traders compilavam.  Quem aqui não se lembra da histórica série “Death Is Just The Beginning, ou da brasileira “Sound Riot Sampler”? O mundo mudou muito e com o advento de ferramentas como o youtube tudo se tornou mais fácil, porém a enorme quantidade de novos nomes surgindo diariamente pode mais atrapalhar do que ajudar nessas horas. Na intenção de unir o velho e o novo vem a “Transcending  Obscurity Records”  manter a tradição de lançar uma coletânea em todo começo de ano mostrando as várias bandas de seu  brilhante cast, que só traz a nata do underground mundial. Em 2021 o selo está lançando uma edição que consta com 38 (!!!!!) nomes do subsolo extremo mundial.  Em uma época de muitas incertezas e lutando contra tudo e contra todas as expectativas a “Transcending Obscurity Records” fechou o ano de 2020 com uma quantidade absurda de lançamentos e mostra nessa “2021 Label Sampler” que a intenção é só acelerar nesse novo ano que se inicia. Acho admirável que Kunal Choksi, o mentor por traz do selo invista tanto em novos nomes sempre trazendo edições extremamente bem feitas enquanto vários outros selos apostem quase que exclusivamente em licenciamentos de nomes já consagrados. Não me entendam mal, não estou julgando, só externando minha opinião que atitudes como essa  de Kunal mostram ao mesmo tempo ousadia e um raro respeito aos novos nomes que despontam.

 A compilação se inicia com “Down The Path Of Decay” do já conhecido e renomado PAGANIZER da Suécia e mostra o nível e gabarito das bandas apresentadas em toda a obra; acreditem quando eu digo que em nenhum momento esse padrão de qualidade cai trazendo vários projetos que executam suas faixas de forma impecável passeando pelo Death, Black e Doom Metal em suas mais variadas formas. A maior parte das bandas  no álbum são do estilo Death Metal mais tradicional e Old School e fica até difícil citar todas mas eu destacaria nomes como  HEADS FOR THE DEAD, DISKORD (Noruega),  HELLFROST AND FIRE (Que conta com ninguém menos que David Ingram do BENEDICTION nos vocais), CRYPTS OF DESPAIR  (Lithuania), o destruidor REVULSION (Finlândia), BIZARRE (Espanha), VIANDE (França),LEPER COLONY que em minha opinião é a melhor banda de todas nessa seleção e tem em sua formação  Rogga Johansson e ninguém menos que Marc Grewe (Ex MORGOTH) e SARCASTIC OBEDIENCE (Grécia) entre outros . Representando o lado mais técnico do Death Metal temos o grande GODLESS TRUTH (República Tcheca)  com uma faixa absolutamente brilhante, THE LAST OF LUCY (Estados Unidos) e o SUPREME CONCEPTION (Republica Tcheca). Apresentando uma mistura de Death e Black Metal temos o THE FUROR (Austrália) que mantém a tradição do país em grandes nomes dentro do estilo e o ASHEN HORDE (Estados Unidos). Aprofundando na escuridão temos a delegação do Black Metal representados pelo VORGA (Alemanha), um nome que com certeza eu vou acompanhar mais de perto a partir de agora, NOLTEM (Estados Unidos) com uma abordagem mais melancólica do estilo, SARCOPTES (Estados Unidos), e DECIPHER (Grécia). A coletânea termina com o cast Death Doom\Sludge desacelerando um pouco a velocidade porém imprimindo mais peso e atmosferas apocalípticas em bandas como o fenomenal EREMIT (Alemanha), ARCHE (Finlândia), 71TONMAN (Polônia) com a épica faixa “Plague” que repetiu por vezes seguidas em meu aparelho de som, BOG (Austrália) e SOLEMN ECHOES (Estados Unidos) que fecha  essa compilação com a densa e atmosférica faixa “A Worthless Disgrace”.

Sem dúvidas essa é uma das melhores coletâneas que eu ouvi nos últimos anos e recomendo a todos os leitores a adquirir. A versão digital da mesma está disponível no bandcamp oficial do selo (O link vai estar disponível abaixo) e você escolhe o valor que quer e pode pagar. Sim você tem a opção de adquirir de graça se seu bolso estiver com problemas, mas recomendo um incentivo a um trabalho tão magnifico. Entrem nos links abaixo, conheçam as bandas, adquiram material físico e apoiem o underground

Transcending Obscurity – 2021 Label Sampler 

 

Mostrar mais

Juliano Bonacini

Tecladista e letrista da LoneHunter (Death Metal), historiador e editor do Crypt of Eternity - fanzine da década de 90.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar