Resenhas - Demos

ULVENS – Forgotten Wisdom (Demo)

Hammer Of Damnation (Nacional)

O Dungeon Synth surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, temos ícones do estilo como Mortiis e o próprio Burzum em sua fase atmosférica e o Mistigo varggoth Darkestra.Aqui temos OldWolf em um side project submerso em sintetizadores em um  Dungeon Synth / Dark Ambient que traz algo bem impressionante: um lado experimental pouco explorado no Brasil e que tem uma sintonia muito positiva com o velho mundo.

A Hammer Of Damnation trouxe a tona a demo de 2020 do projeto ULVENS – LOBOS, do dinamarquês – são 50 peças numeradas à mão com um adesivo. Para a sua sorte, apesar do seu atraso ainda está disponível pouquíssimas cópias, você pode adquirir aqui: ULVENS – FORGOTTEN WISDOM (Demo)

São ao todo 07 faixas e 43 minutos cravados de uma imersão na mente de um dos grandes lobos do metal extremo nacional, uma capa enigmática emana uma era dourada na qual os lobos vagavam livres pelas florestas e florestas vívidas de um tom escuro demonstram profundidade e acredito que é isso que o ULVENS acaba acertando em cheio….em junho estávamos bem no meio do que se esperava o pico da pandemia em nosso país e este clima devoto, profundo, atmosférico por vezes sufocante é um reflexo de um momento de desprendimento e mergulho abissal em sua própria existência.

 

O que começa em “Manifestation Of The Essence ” parece eclipsar e nos transportar para um local primal e distante dos muros e grades que escravizam nosso lobo interior, nos fazendo viver em um mundo de ovelhas, aqui somos livres….essa é a sensação, ainda mais quando estamos no auge de Into The Void Of Forest…é abrir uma cerveja, degustar o Jagermeinster e deixar que OldWolf ajude a sua passagem por essa viagem gélida e sombria necessária a qualquer Übermensch que procura seu eu (lobo) interior e, poderia até ouvir a Nietzsche, neste sentido: “ Que fizestes para superá-lo?

Talvez a resposta esteja em uma profunda reflexão na cadenciada e soturna “ Fathers And Mothers From Ancient Times ” ou na mística “Towards The Stars Unsen (Ascension) “, ULVENS é algo para se ouvir sozinho, sem interrupções, sem distrações, sem humanos, sem a vida que bate à porta. Desliga-te e vive eclipses de um mundo do qual você pode apenas sonhar. Intangível por inteiro, tal existência é possível por 43 minutos. Se não adquiriu esta passagem de ida….você jamais saberá o que é ser livre.

Em “Spectral Sphere ” percebemos o quanto Oldwolf pode ser sombrio e imaginativo e ainda dar glimpses de algo tranquilo, é como uma vela ao vento em noite escura e chuvosa, não enxergamos com a luz trêmula….mas ela ainda assim está lá…

O final da demo chega com “Astral luminous” e as corujas e criaturas da noite se manifestam ao som de orgãos e sintetizadores que parece não incomodá-los, a música semplesmente existe, mesclada à floresta,  esculpida no existir…e isso é o que faz o ULVENS ser mais que um projeto de Dark Ambient, ele é uma passagem de ida…aos que ainda sonham com a liberdade existencial dentro de nossa limitada temporalidade.

Nota: 10/10

Mostrar mais

Ricky Lunardello

Historiador e Sociólogo, Pagão de alma Viking, apaixonado pelo Metal Extremo e pela cultura underground.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar