Áudio para deficientes visuais
|
Talvez essa seja a obra mais profunda que ouvi nesta última década, este artefato é a mais pura manifestação da sabedoria. Abordagens filosóficas muito bem escritas e discernidas, o amanhecer do pensamento envolto em dissertações capazes de te transportar para a escuridão.
Mas não interprete o que disse “capazes de te transportar para a escuridão” achando que uma banda que profere letras exaltando meramente a obscuridade em um conceito obscuro e oculto comum.
Neste trabalho o Umbral dos Martires provou que se pode ir muito mais além, mantendo a veia poética, obscura, oculta e principalmente filosófica. Uma proposta muito interessante que traz além de sua soberba musicalidade, todo seu conceito lírico forte e bem complexo.
Demorei para resenhar este CD por que tive que imergir em seu oceano lindo e opulento, tive que flutuar entre as belas visões das paisagens e também em seus momentos de negras tempestades assustadoras.
Então se você está disposto a conhecer este umbral, esteja disposto a mergulhar de corpo e alma centrado em absorver o conhecimento. Este material entrou para lista de meus CDs favoritos justamente pelo seu altíssimo nível lírico.
Resumindo, este é um artefato feito para os apreciadores que não desvencilham a música de sua proposta, ou melhor, a mensagem da música.
Todas músicas apresentadas apresentam nuances e atmosferas muito frias, músicas bem direcionadas e melodias que vão do singelo sentimento ao caos, tudo de forma muito bem organizada.
O mesmo posso falar de seus vocais, que nos transportam da beleza ao desespero, ou mesmo, lindas evocações de poderes mágicos à celebre manifestação de possessão, de chamamento, de libertação.
Nas partes mais melódicas, ou mais lentas, dá pra sentir a nossa alma ser invadida por sentimentos bem estranhos, porém muito interessantes e sedutores. Acho que não tenho como explicar, mas vou me ousar…. “A sensação de você sentir uma tristeza profunda ir tomando o seu coração, e mesmo sabendo que não é bom, mas que de certo modo se torna prazeroso por te trazer em detrimento a tudo isso, a introspecção, o momento em que você de fato olha para si e reflete sobre o seu eu”.
Deixo escrito aqui as minhas congratulações para estes espíritos sombrios, Imperatrice de Magna Mater e o Nigérrimo Anima por este trabalho maravilhoso. E dizer o que talvez vocês não tenham percebido, vocês elevaram o Black Metal à um outro nível, a uma esfera que com certeza será seguida por muitas criações que aparecerão. Mas que poucas definitivamente vão conseguir alcançar a estrela, a atmosfera, circulo em que vocês estão e ecoam.
Confiram a entrevista realizada em 15/03/2022: https://luciferrising.com.br/umbral-dos-martires-umbral-e-o-veu-pelo-qual-passaram-os-sonhadores/