Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

UTU – The Almight Utu

Nacional -2019 - Wolfblasphemer Distro & Balrog Records

Destruidor. Devastador. Furioso. Avassalador. Esses são alguns adjetivos que vem em mente, afim de definir esse Raw Black Metal feito pela banda UTU.

“The Almight Utu”  é o primeiro Full-lenght de uma trajetória iniciada em 2013 entre demo, singles, compilações e EP. Esse duo formado por Necromaniac e Uhtra nos traz um material que impressiona pelo sentimento caótico impresso nas suas músicas, sendo um tributo ao Black Metal feito no início da década de 90  por bandas como MAYHEM, DARKTRONE, GORGOROTH, MARDUCK.

A devastação começa com a faixa ‘Baal’. Um riff simples e uma bateria destruidora nos dá as boas vindas para tudo que está por vim! O vocal é alucinante, algo doentio e agonizante que se estende por todo o CD!!!  ‘Moloch’ é a segunda música com uma variação maior nos riffs e no tempo, contudo apresentando muito ódio e fúria! Depois temos ‘Set’ seguindo a mesma linha com aquele vocal pra lá de doentio. Essas três primeiras faixas tem um significado nesses deuses (estão falando na verdade sobre Baphomet, onde segundo uma teoria o nome é a junção dos três deuses).

As duas próximas faixas tem em seus títulos peculiaridades: ‘Shin Vav-Pe-Yod-Aleph’ (codificado pela Cabala. Significa Sofia, palavra de Sabedoria na Antiga Grécia) e ‘Beth-Pe-Vav-Mem-Taf’ (hebraico). Música muito fudida!!!! Após, temo ‘Solve’. Uma música forte com uma bateria firme com uma passagem cadenciada muito interessante  ( tem algo que me lemba  MGLA). Por fim, temos ainda ‘Coagula’ e ‘…the All torment That Humans Deserve’ finalizando toda violência concebida pelo “Deus UTU”.

“…o Cd é temático. Baal, Moloch, Set. Cada faixa tem um significado nesses deuses. Daí falamos sobre como esses deuses trouxeram o pavor ao povo judeu…. Baphomet é a representação da fraqueza das religiões judaico cristãs…..Então Baphomet para nós é o simbolo da resistência pagã….culturas pagãs e históricas que tentaram por anos destruírem e não conseguiram.  Nas letras não tem nada de pagão ou reverência a esses deuses. Só retratamos a fraqueza das instituições judaico cristãs. E religação do homem a terra, a natureza…não a outros homens ou religiões, mas a introspecção e contato com os seres da natureza. Não somos pagãos, só achamos que a figura de Baphomet simboliza muito isso”.  NECROMANIAC.

wolfblasphemer@hotmail.com    balroghrecords@gmail.com

Já disponível também a versão em K7 pela BlackHearts Records , limitada em 50 cópias:

www.blackheartsrecords.com.br

Confiram a faixa Beth Pe Vav Mem Taf:

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar