Áudio para deficientes visuais
|
Uma das personalidades mais simpáticas do metal, conhecido por integrar o Venom no periodo do álbum Prime Evil de 1989, junto a Jeff “Mantas” Dunn e Jerami “War Machine” Kling dando vida ao Venom Inc, É sempre um enorme prazer recebe-los em nosso portal na Lucifer Rising Magazine, vamos bater um papo com Tony “The Demolition Man” Dolan.
Em primeiro lugar, obrigado por dedicar seu tempo para essa entrevista, começo perguntando … Como foi para você substituir um dos grandes nomes da música extrema em 1989 no Venom e se tornar um ídolo do auge?
Tony Dolan: É um grande prazer e obrigado por me perguntar. Bem, na verdade eu entrei em 1988 e foi bom. Eles eram meus amigos de longa data e eu amava a banda e também éramos companheiros de gravadora, então para mim não era tão grande coisa quanto parecia de fora. Para mim, eu estava começando a tocar mais músicas legais e escrever ainda mais com meus amigos de outra banda.
Prime Evil é um dos melhores álbuns de sua época no Venom, como foi o processo de gravação desse álbum?
Tony Dolan: Muito obrigado. Acho que a banda e todos os fãs concordam e isso é muito “humilhante”, mas sou grato por eles gostarem tanto. Foram bons momentos .. Comecei a escrever assim que concordei em assumir as funções de baixo / vocal .. Acho que quando começamos os primeiros ensaios eu já tinha composto Parasite, Insane, Carnivorous e Blackened Are The Priests. Quando me ofereceram para entrar, eu disse que só o faria se Mantas voltasse. Ele é meu amigo e irmão, mas eu não consegui ver um VENOM com apenas o baterista! … O Mantas + Cronos ou Abaddon + Cronos ou Abaddon e Mantas poderiam fazer isso sim, mas apenas um deles? Eu não conseguia ver isso funcionando e ainda não consigo. Mantas não queria se juntar novamente com Cronos, Ele acabou concordando e começamos e começamos a trabalhar. Ele escreveu material como Into The Fire, mais difícil do que nunca e, claro, Skool Daze, que foi o sucessor de (Teachers Pet) e nós ensaiamos e improvisamos outras ideias, e moldamos os riffs uns dos outros, como Skeletal dance e Prime Evil. Eu fiz a maior parte das letras no estúdio durante a gravação e para as canções de Mantas ele trouxe suas letras. Tivemos muita energia e diversão durante todo o processo e os resultados falam por si.
Como e quando surgiu a ideia de formar a Venom Inc?
Tony Dolan: Bem, fui convidado para fazer um show como ATOMKRAFT e apresentar o primeiro álbum ‘Future Warriors’ na íntegra, pela primeira vez na história. O show foi em Newcastle, no norte da Inglaterra, de onde todos viemos e Mantas ainda viviam lá enquanto eu havia me mudado muito antes para Londres. Ele veio para os ensaios e eu pedi a ele para fazer uma música ou duas e ele fez. Um promotor de um festival alemão (Oliver Weinsheimer do Keep It True) estava presente no show e me perguntou se ele poderia reservar M: PIRE of EVIL (a banda que eu e Mantas tínhamos na época) para se apresentar no festival depois de nos assistir juntos no palco e então ele sugeriu que talvez pudéssemos trazer Abaddon ao palco secretamente para surpreender os 2.000 fãs, fazendo um monte de músicas do VENOM também. Falei com os dois e enquanto Mantas disse não inicialmente, Abaddon concordou imediatamente … então eu tive que negociar como fazer isso acontecer. Então foi meio que, sem ensaios ou viagens juntos … nós subíamos no palco e tocávamos, Abaddon aparecia e eu o levava para o palco e tocávamos alguns clássicos do VENOM, então todos nós saíamos e seguíamos caminhos separados. Para nós foi um show realmente agendado, para Abaddon foi apenas um convidado enquanto ele estava lá. Curiosamente, tocamos Countess Bathory para fechar o set do M: PIRE of EVIL antes que os fãs soubessem que Abaddon estava lá e todo o lugar já estava enlouquecendo … Assim que o show acabou, saímos para encontrar e cumprimentar os fãs, o que foi muito legal e então as pessoas começaram a falar comigo, e a enviar e-mails, etc, sobre mais shows como VENOM… No começo eu disse não, mas depois falei com os outros caras e tudo foi decidido, por que não? apenas em turnê por um ano ou mais para se divertir… Eu tinha até imprimido algumas camisetas com VENOM Incorporated – Iron & Steel para o especial fora do show… Mantas até fez um design de logotipo. Quando as camisetas chegaram, disseram ‘VENOM INC’ já que o impressor disse que colocar VENOM INCORPORATED era muito longo e não ficava bem nas camisetas … Tentamos enfatizar que era VENOM Incorporated – Iron & Steel depois daquele show, mas ninguém importou com isso, eles apenas usaram a VENOM INC e então nós também optamos por isso…
Aqui no Brasil, o Venom Inc, tem uma legião de fãs, assim como o Venom, porém, o Venom Inc de certa forma é mais respeitado que o Venom, por ser muito simpático e amigável com os fãs, como você encara isso?
Tony Dolan: Sim, o VENOM sempre teve uma legião de fãs brasileiros muito leais e “hardcore”, mas sim o VENOM INC tem um Exército Brasileiro tanto de fãs antigos do VENOM quanto de fãs do novo VENOM Inc… Somos muito diferentes, não somos arrogantes e nós apreciamos todos os fãs… muitos são pobres e então nós entendemos e eu tento permitir preços e obter o máximo de FÃS possível porque nem todos têm acesso ou dinheiro, mas ainda amamos a música… Nós tratamos todos com o respeito que eles merecem e dando sempre 100% de nós mesmos… Acho que essa é a diferença. NÓS não somos ‘estrelas do rock’ da mesma forma que os outros parecem se comportar… Não me interpretem mal, “Não somos os caras da casa ao lado hahaha … apenas somos nos mesmos…”
Diferente dos integrantes do Venom Inc, o líder do Venom (Cronos) não parece ser “cool” com o fã, o que você acha dessa atitude?
Tony Dolan: Eu acho que é uma combinação de paranóia, arrogância e algum pensamento estranho sobre o personagem que ele tentou criar … Ele gosta de ser um astro do rock e o status que ele tem … Eu acho que está tudo bem se você gosta desse jeito, mas é quando ele gosta de tomar dinheiro dos fãs e seu apoio, mas depois os trata com desrespeito ou como se eles não fossem nada que eu acho difícil de ouvir, ver ou assistir… Se não fosse pelos seus fãs, você não seria nada … irrelevante, eles colocaram você lá e é deles o dinheiro que você tira… Ele descobriu isso quando fez carreira solo antes… ninguém estava mais lá e é por isso que ele teve que voltar ao VENOM pelo dinheiro e pelos fãs… Tudo o que eu diria que seja humilde e aprecie os fãs…a música é deles agora afinal…. Foi muito ruim o que ele fez com as meninas do Nervosa (tirar as meninas do palco antes de fechar o cast) por exemplo, Levei elas em turnê com o VENOM INC para mostrar que não somos todos iguais. Contar a um fã que viajou da parte mais profunda do sul do Chile e queria uma coisa… Dizer… “Foda-se, Sanguessuga!”
Como foi para você voltar com membros originais e trazer o verdadeiro Venom à vida com um excelente álbum “Avé”?
Tony Dolan: Foi ótimo, mas eu realmente não queria fazer um álbum. Álbuns com acordos de gravadoras e acordos de publicação envolvem dinheiro e pressões e isso é o que destruiu o Venom repetidamente, a ganância, a punhalada subversiva pelas costas etc … Eu não queria essa merda, Muito velho e acabado, eu queria apenas uma banda para tocar músicas que os fãs queriam ouvir e que eles amavam. Ganharíamos algum dinheiro para viver, mas não era necessário mais. Apenas diversão … para ficar feliz com os fãs tocando música em todo o planeta … Isso funcionou muito bem, mas Jon Zazula (ex – magnata do Megaforce e era a casa do selo Metallica Anthrax etc.) disse, nós acabamos de fazer um álbum … então no final eu concedi e começamos AVE… Nós vimos para apenas uma gravadora… Nuclear Blast e nós fechamos um acordo… obrigado… porque eu os amo.
Qual o motivo da saída de Anthony Bray (Abaddon) da Venom Inc?
Tony Dolan: Ele estava tendo uma criança com sua jovem noiva e queria dar um tempo. Presumi que ele estaria de volta, tínhamos duas turnês programadas e ele concordou que faríamos uma com nosso “ex-cara do som”, Jeramie, preenchendo seu lugar, em seguida ele estaria de volta para a segunda parte. Então ele começou a dizer que foi expulso para os fãs … é claro que ele não tocou nos shows e foi deixado de fora do álbum AVE no final, já que sua apresentação não estava à altura do trabalho e não tínhamos escolha a não ser consertar o álbum para que funcionasse … Eu estava tentando ser positivo em mantê-lo, mas no final foi porque era demais e eu tive que deixá-lo. Faça suas escolhas e então ele se foi … Eu descobri que ele estava fazendo (ou tentando) fazer negócio sem se envolver ou saber … e até mesmo fiz um contrato com a Dissonance (gravadora ligada ao Plastischead) para álbuns e saí meu nome fora da banda, mas sugeriu 3 membros alternativos além dele e de Mantas … Fiquei tão enojado e já tinha o contato com Nuclear Blast… Basicamente, acabei de descobrir como ele estava tentando os velhos truques do Venom tempos atrás e não ia mais lidar com esse tipo de merda … Em todo o meu tempo no Venom, ele e o antigo empresário roubaram cada centavo … de mim e todas as minhas músicas etc… e a banda e um lugar muito melhor para nós agora… Tudo o que ele tinha que fazer era apenas tocar bateria e encontrar seus fãs… ele foi convidado a fazer isso e mais nada, mas ele não pôde evitar… ele odeia a parte da bateria … ele como a parte do ‘rock star’, adora a bebida grátis, dinheiro fácil (como ele diz às pessoas) e buceta … Isso é ótimo, mas música? E quanto à música? Os shows? Valor somente para o dinheiro ???
Venom Inc participou da homenagem ao Black Sabbath, SABBATONERO e também indicou Death SS, como foram esses convites?
Tony Dolan: Ah, sim SABBATONERO, eu coloquei isso junto com Francesco Conte de Roma. Ele me escreveu durante a pandemia para perguntar se eu tocaria baixo em uma faixa do BLACK SABBATH ‘Hole In The Sky’ apenas para lançar online para um pouco de diversão, mas foi tão bom que sugeri que fizéssemos mais e tornou-se um álbum e eu vim com o nome de SABBATONERO (Black Sabbath em italiano) e chamou o álbum ‘L’Uomo Di Ferro’ (Homem de Ferro). Eu convidei os amigos (amigos para tocar nele), assim como o Francesco e nós selecionamos muitas músicas favoritas do Black Sabbath. Eu até tenho Prika Amaral (Nervosa) e Mayara Puertas (Torture Squad) em uma faixa juntas … mulheres brasileiras… O álbum todo não dá lucro e arrecadou dinheiro para funcionários da cobertura no hospital central em Roma, onde eles estavam lutando muito contra a Coved 19. Nós lançamos em todos os formatos, CD através dos discos Time To Kill na Itália, em vinil de Night of the Vinyl Dead na Itália … onde vem como single ” e bônus de 7ep ” (Paranoid). Nos EUA os Vinyls são brancos via Rockabilia e na Europa via Nuclear Blast em verde e na Itália, claro, são vermelhos via Time To Kill, todas as cores da bandeira italiana. Nós fizemos a versão em cassete através do Reborn Through Tapes Rec Italy e as cassetes também vêm com um código QR para que possam ser lidas por telefone para irem para uma transmissão ao vivo das músicas. Fizemos um canal no Youtube com vídeos com letras de Andy Pilkington da Very Metal Art e também dos produtores de vídeo, incluindo brasileiros… É um esforço verdadeiramente universal e eu sou o privilegiado e feliz por ter feito isso … É claro que os artistas destacados incluem, Mantas no Sabbath Bloody Sabbath com Steve Sylvester (Death SS e Snowy shaw, temos membros do Diamond Head, Satan, Raven, Sacred Reich, Spiritual front, Necrodeath etc etc etc etc até Marty Friedman em Symptom of the Universe … Maxi de Smoke Rites … on um dueto com Mayara Puertas, Sonia do Crypta em Paranoid, Ken (Obituary), James Murphy, Terrance Hobs e assim por diante … incrível. Também consegui tocar todo o baixo nas músicas e até cantei NIB, também recebemos muitos elogios do próprio Geezer Butler quando ele gravou a primeira faixa Symptom of the Universe… dizendo que foi a melhor versão que ele já ouviu !! Então tudo incrível ou eu sendo um grande fã por tanto tempo e fazendo algo por nossa ampla comunidade mundial para ajudar as pessoas … o mainstream ignora completamente isso, é claro, mas quem se importa … nós sabemos o que fizemos …
Por que a escolha da faixa “Megalomania” (Black Sabbath) para o álbum Prime Evil?
Tony Dolan: NÃO TENHO IDÉIA, Abaddon me disse: “Por que não fazemos a Megalomania”… Eu sou um grande fã do Black Sabbath e aquele álbum Sabotage é um dos meus favoritos, então eu disse ok. Não vamos contar a Mantas, já que ele não vai querer fazer um cover, mas como Jeff não era um fã do Sabbath, era fácil fingir que eu tinha criado a faixa, era para ser uma piada, mas fui convincente e ficamos com ela … Eu acho que por que essa música? Eu acho que na realidade … Abaddon pensou que poderiamos não escrever músicas suficientes entre mim e Mantas (o que fizemos), mas colocamos essa música porque era muito simples de tocar…
Quais bandas daqui do Brasil você costuma ouvir?
Tony Dolan: Torture Squad, é claro, e Nervosa, NervoChaos, Sex Trash, Crypta, agora é claro, o Cavalera’s, Affront, e muito mais … agora um favorito também é The Troops of Doom …
Depois de todo esse tempo de pandemia, como está a expectativa para o Mass Destruction Metal Fest?
Tony Dolan: ENORME… mal posso esperar… temos nosso novo álbum esperando para sair no início de 2022… novo show no palco… canções clássicas do Venom… o álbum AVE. Mal podemos esperar e tenho certeza que os fãs estão loucos para ver o show, então eu acho que vai ser incrível para todos nós… vamos lá !!!!
O que os fãs do Venom Inc podem esperar para o futuro, fale sobre o novo álbum, você tem alguma previsão?
Tony Dolan: Eles podem esperar exatamente quem somos 100%, é rápido, pesado e melhor do que o AVE, é o que pensamos … há material ao vivo, mais shows, novo álbum e depois outro, e um DVD planejado… tudo o que somos é tudo o que damos, então esperamos para todos… Previsões…? Talvez recebamos um telefonema de Greta informando que nosso novo álbum aumentou o derretimento do gelo polar, pois é muito quente… espere para ver !!!!
Muito obrigado por dedicar seu tempo para esta entrevista, para mim é uma honra como fã, deixe suas palavras finais para os fãs brasileiros…
Tony Dolan: Graças a você e a honra é toda minha .. Obrigado a todos os fãs do passado, presente e futuro… de mim no Venom. De Cronos no Venom, em qualquer forma … Venom original, agora Venom ou Venom Inc … VOCÊ é a razão de qualquer pessoa fora dos EUA estar aqui e sou privilegiado de fazer parte da música … então, em nome de todos os membros, eu digo, obrigado… fique bem , fique seguro e nos vemos em breve… AVE!!!