Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

VENOMOUS BREATH – Svb Vmbra Occvltorvm

CD / 2020 / Resistência Underground Prod.

Que o Brasil é um país com bandas incríveis, isso todos sabem. Mas é importante destacar que nesta última década estamos vendo uma crescente absurda na qualidade das produções. Pois essa era, repito, era, o maior diferencial das bandas internacionais. E afirmo que nossas produções estão superando tudo que está sendo feito lá fora.

Este álbum é a prova cabal do que afirmei acima, fiquei completamente surpreendido com a qualidade em todos os quesitos que o envolve.

Não gosto de fazer comparações, pois acredito que cada álbum reflete diretamente às suas épocas, suas possibilidades e o que as bandas querem exprimir naquele momento.

Mas, falando do Venomous Breath, confesso que este álbum demonstrou uma evolução muito grande em suas composições e execuções como músicos. Trouxeram neste CD uma completa declaração de que sempre podemos fazer o melhor.

E apesar de ter suas composições calcadas no velho espirito old school, eles se preocuparam em obter uma gravação digna, achei essa atitude admirável. Pois mesmo respirando e vivendo o velho espírito, não apelaram para gravações sem qualidade para firmar a sua intenção ideológica e executória.

A qualidade gráfica que encontrei aqui está maravilhosa, a capa nos aguça a conhece-lo mais de perto, é aquele material que sentimos a curiosidade de explora-lo por completo. E foi o que aconteceu comigo, fiquei admirado só em contemplar a capa e logo fui para a audição… foi inevitável o meu espanto logo nos primeiros riffs… me ví diante a um dos melhores trabalhos que tive acesso este ano.

Aqui encontrei peso e músicas muito bem construídas, fiquei tomado por um sentimento muito prazeroso como headbanger que sou. Sabe aquela reação que temos quando ouvimos um som que te agrada por completo? Sim, foi isso que senti.

Ouvi neste álbum uma epopeia do mais puro metal que corre nas veias daqueles que transpiram este estilo como sua própria vida. Músicas agressivas e diretas, notamos que as influências musicais destes caras são infinitas dentro do conceito que propuseram a executar.

Ouvi aqui elementos que vão do Heavy Metal, Thrash Metal à brutalidade do Death Metal e a frieza do Black Metal. E com suas raízes fincadas no espírito oitentista, o que é muito notório aqui.

Este trabalho intitulado Svb Vmbra Occvltarvm me fez ouvi-lo por várias vezes e afirmo que está definitivamente entre os melhores álbuns de 2020 e vislumbro a partir deste trabalho que esta banda terá muita visibilidade, eles fizeram um trabalho espetacular.

Foram seis anos de espera e não decepcionaram e quero muito poder ter a oportunidade de conferir a performance das músicas deste álbum ao vivo. O que imagino que deve ser igualmente destruidor.

Misterioso, gritos agonizantes envolto de um clima tenebroso é como se inicia esta saga com a intro “Arrival Of The Cenobites” que logo somos tomados por um peso monstruoso se tornando um dos destaques deste disco, a ótima e cruel “The Beauty Of Suffering”, assim como titulo essa música é de fato violenta.

Esse álbum merecia que todas músicas fossem comentadas, mas para não estender demais essa leitura tive que tomar a difícil decisão de tentar ser sucinto.

“Under The Sign Of The Whip” apresenta uma atmosfera mais negra, com partes mais arrastadas e uma vociferação que transmite muito ódio e uma energia emblemática.

Quando se inicia “The Tomb” ouvimos uma pegada bem mais tradicional de total headbanging, daí a cadencia diminui e vem um solo cortante como navalha que anuncia a ferocidade do que vem a seguir, uma velocidade em suas rifferamas que empolgam demais a audição.

E a pertinência em todas as músicas deixaram o álbum muito bem equilibrado, pois nos proporcionaram um trabalho que não se tornou cansativo em seus 48 minutos dividas em 10 faixas.

Meus parabéns à banda, ao selo Resistência Underground e a todos os envolvidos nesta celebração do verdadeiro espírito headbanger.

Mostrar mais

Luis Lozano

Programador e designer gráfico para a web, com diversos trabalhos realizados com foco na informação e fortalecimento do underground.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar