Resenhas - LPs/Cds/K7sStormy News

YOTH IRIA – Under His Sway – EP (Advance)

Repulsive Echo Records - Importado

O black metal mundial nunca seria o que se tornou em termos musicais sem a gigantesca influência que uma cena surgida na Grécia em fins dos anos 80 teve, quando bandas como ROTTING CHRIST, VARATHRON, NECROMANTIA e outras se lançaram ao mundo e lançaram a base de uma das mais incríveis cenas extremas do mundo. Distanciando-se do poserismo extremista da cena norueguesa (que provou-se um grande engodo com o passar dos anos, apesar das grandes bandas surgidas naquela região) a musicalidade helênica construiu uma base sólida de fãs ao redor do planeta. O ROTTING CHRIST era cultuado por todos que conheceram a cena grega em seu período embrionário e a viram crescer. Nesse turbilhão criativo estava a figura do baixista Jim Mutilator, que tocava tanto no ROTTING CHRIST quanto no não menos lendário VARATHRON.

O músico tocou nos mais clássicos trabalhos de ambas as bandas e depois acabou se afastando da música. Nos últimos anos o músico já vinha dando sinais de um retorno ao cenário, sempre aparecendo em um evento ou outro, participando de jams. Em 2019 finalmente chegou a notícia de que uma nova entidade musical chamada YOTH IRIA estava sendo criada e tinha “Mutilator” como seu mentor e baixista. Obviamente a curiosidade foi grande. Agora em fins de 2019 recebi da Repulsive Echo o promo do primeiro EP oficial da banda intitulado “Under His Sway”, um material com apenas três músicas mas que abre caminho para um futuro promissor para esse grupo que ainda traz em suas fileiras o lendário Magus Wampyr Daoloth (Rotting Christ, Thou Art Lord, etc), além de George Emmanuel nas guitarras. O resultado dessa união é simplesmente fenomenal pois “Under His Sway” é o que todo sentimos mais falta dentro do black metal grego: um clássico material, com uma musicalidade épica.

A primeira faixa “Under His Sway” é emocional em sua essência e é impossível não reconhecer aqui a genialidade do metal helênico e sua influência do heavy metal mais tradicional. É como se estive ouvindo “Alexander the Great” em uma versão black metal, com mais agressividade e uma profunda atmosfera melódica. “Sid-Ed-Gjinn” vem na sequência e tem uma pegada mais lenta, mais pesada e lembra um pouco o Necromantia. O clima e os vocais épicos abrem o caminho para uma faixa puramente cadenciada. Metal grego na mais pura concepção da palavra. Para fechar esse pequeno tesouro musical vem um cover da clássica “Visions of the Dead Lovers” que resgata de forma perfeita o clima de uma era passada mas nunca esquecida. Não tenho dúvidas que temos aqui uma banda que dará muito o que falar no futuro. E que não mude sua música. O que temos nesse “Under His Sway” é algo precioso. Não se precisa de novidades e invenções quando se pode ouvir algo com esse feeling. O novo torna-se supérfluo.

10/10

Data de Lançamento: em breve / Coming soon !

Mostrar mais

Fabio Brayner

Editor do The Old Coffin Spirit zine e um completo metal maniac desde 1985. Ex-membro de bandas como Sanctifier e As the Shadows Fall.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar