Resenhas - ZinesStormy News

ZINE DEATH METAL #40 – Fevereiro/2021

Não se tem mais o que falar do ZINE DEATH METAL em termos de apresentação. Um trabalho com mais de quarenta edições lançadas precisa pedir licença ?  Sua marca já está registrada  entre os zines de grande expressão no cenário nacional e provavelmente deve ser o primeiro em número de edições publicadas. Desconheço outro direcionado ao Metal Extremo que passou de vinte edições, imagine quarenta!  Fora isso, destaco que o  material está sendo distribuído na Nova Zelândia, só não sei se numa versão  em inglês.

Agradeço muito ao Andrey por ter aumentado a fonte nesta edição (hehehehe). O fundo branco nos textos também ajudam bastante a leitura, afinal parece que só lê zine quem tem acima do 40!! O cara tem que atender a clientela cativa…hahahaha

E como sempre, O Andrey nos convida para dar uma volta ao mundo fazendo entrevistas com bandas dos quatro cantos, muitas desconhecidas pela maioria do público brasileiro. Tendo como ponto de partida nosso Brasil Varonil, temos a  veterana banda de Black Metal soteropolitana, BENEMMERINNEN, que representa o Metal Negro de Salvador desde a década de 90. Ainda no nordeste temos a banda de Death Metal DISTRESS, oriunda da cidade de Areia na Paraíaba. Descendo para o sudeste encontramos a singular AKAUÃ, banda de Black Metal como temática indígena (“O som é Black Metal, mas não espere encontrar o mesmo do mesmo, pois usamos instrumentos autóctonos que cria a atmosfera’), além da banda de capa desta edição, SINAYA que fazem um Death Metal e é uma banda que foca bastante no seu lado profissional pelo que pude perceber na entrevista e se isentam de assuntos polêmicos  como religião e política.  Subindo para o Sul, temos a banda de Occult Black Metal AMPLEXUS MORTEM (“Nossa gnose tem como objetivo trabalhar corpo, mente e espírito para que possa liberta-se da hílica prisão demiùrgica”). Passando as fronteiras, damos um salto até o Chile para sacar a entrevista com o power-trio feminino de Black Metal do NOX COVEN (“…não temos interesse em ser lembradas como uma banda de mulheres, mas como uma banda de Black Metal…”). Seguindo em frente paramos na Bolívia para ler uma entrevista com a banda de  Black Metal BLACK WARRIOR onde me chamou atenção esse trecho: “…agora são muitos eventos, apoiados até por prefeitos de cada cidade…”. Fico a me perguntar o preço desses apoios públicos. É aí que mora o perigo! No Peru ficamos por mais tempo, pois são duas entrevistas para conferir: DISINTER de Death Metal (“…tenho orgulho de  ter nascido no Peru e de meu povo ser descendente do império mais poderoso nesta parte do mundo, se isso é ser nacionalista, sim eu sou…”)  e MAZE OF TERROR indicada como Thrash Metal, mas com influências que vão de Vulcano, Slayer até Morbid Angel, Sarcófago e Deicide! O vocalista/baixista Leviathan tem uma opinião singular sobre música e ideologia que vale a pena conferir.

Nos despedimos assim da América do Sul e caímos como uma bomba no Irã e somos apresentados a one-man-band  BLOODY SADISM e seu Technical Slamming Brutal Death Grind (!!!!). Sim, tem Metal Extremo lá, mas confesso que sempre tenho um pé atrás. Da mesma forma que chegamos, saímos apressadamente do Oriente Médio para ir para Europa, na Letônia e conhecer mais uma banda de Black Metal, desta vez, a NYCTICORAX (interessante como o entrevistado conhece bem o Brasil, inclusive passando 6 meses à trabalho por aqui). Outro fato que me chamou atenção, foi esse depoimento: “Por causa da Covid-19 temos tido violações dos direitos humanos. Acho que não temos liberdade!”. Aproveitando a pequena distância entre os países, vamos até a Bielorrússia para sacar um Satanic Death Metal com o SODOMIC BAPTISM (curioso que ao falar do Brasil, além dos mais que óbvios Sepultura, Sarcófago e Krisiun, os caras citam a novela Escrava Izaura) .

Para finalizar essa tour mundial, nossa  jornada chega ao fim nas Filipinas com a banda SERVORUM dando uma geral de sua trajetória em campo de guerra.

Para agendar uma viagem pelo mundo underground é só entrar em contato com a agência diabólica de turismo através do Sr. Andêy Ferraz: [email protected]

 

Mostrar mais

Giovan Dias

Editor do The Glory Of Pagan Fire Zine, trabalho iniciado ainda na década de 90, voltado ao Black, Death, Doom Metal.

Veja também...

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar